4 dicas para ser aprovado na prova de raciocínio lógico

Tempo de leitura: 6 minutos

A prova de raciocínio lógico de qualquer concurso público é o pesadelo de muitos que querem atingir o tão aclamado sonho de adquirir um emprego no setor público. Ela costuma ser um obstáculo ou barreira muito comum de prestadores de concurso das mais diversas idades, e podem estar presentes em diversos cursos diferentes.

Muitos temem essa prova de raciocínio lógico simplesmente por ser uma matéria difícil de ser estudada, ser vista em escolas, e se ter realmente uma base ou formação concreta sobre o assunto.

O pior é cada vez mais se vê a prova de raciocínio lógico dentro dos mais diversos concursos públicos, principalmente os que não exigem altas formações, só exigindo formação de ensino fundamental e ensino médio. Um bom exemplo para isso é o concurso para ser funcionário da linha de Correios por todo o país, que atualmente exige conhecimento de raciocínio lógico.

Assim, dominar tal abstrata disciplina tem sido cada vez mais o diferencial entre o sucesso e o fracasso para se passar em uma prova de concurso público.

Há uma vantagem interessante para se estudar para sua prova de raciocínio lógico para seu concurso público. Apesar de ser uma matéria sem uma fórmula correta para se passar, diferente de física e química, o estudo e treinamento de raciocínio lógico pode ser excelente para outras diversas provas.

Siga abaixo nossas dicas para começar a treinar seu raciocínio lógico e conseguir se dar bem em sua prova de concurso público sem a menor dificuldade.

1. Leia atentamente toda sua prova de raciocínio lógico

A leitura e compreensão da prova de concurso público é uma necessidade extrema. Mesmo que a questão da prova tenha relação com matérias de exatas, é preciso pensar muito e a compreender por completo para conseguir fazer sua prova de raciocínio lógico com êxito e sem perder muito tempo nela.

Raciocínio lógico é totalmente baseado na sua compreensão de complexas questões que serão apresentadas. Dentro de uma prova de raciocínio lógico, pode haver as mais variadas matérias em conjunto dentro de uma mesma questão, então sua leitura e calma compreensão é uma necessidade.

Então, lembre-se de parar bem para analisar cada questão que estiver em sua prova de raciocínio lógico, e sempre releia a resposta que irá escolher, para garantir que é a alternativa correta.

2. Entenda o que é raciocínio lógico, isso pode ajudar

A lógica é um conceito extremamente abstrato, que estuda fundamentalmente a estrutura de pensamento humano, assim como a formação de conexões de conhecimento e expressões, e suas aplicabilidades no cotidiano.

Sendo um conceito que antecede o século 4 antes de cristo, ele vem sido trabalhado em praticamente toda cultura da humanidade desde então, e sempre foi muito presente nos pensadores antigos e contemporâneos, pois a formação do pensamento humano sempre foi matéria de estudo nosso.

De uma forma mais geral, é basicamente a formação do estudo do raciocínio, e a definição de um raciocínio por formas simples entre “correto” e “incorreto”, variando de falácias e problemas no pensamento para se chegar até tal ponto.

Graças a isso, ao se estudar a lógica, se estuda automaticamente todas as outras matérias em conjunto, pois você estuda em geral, a aplicabilidade de tais matérias no cotidiano, em questões, provas e discussões. O raciocínio lógico pode ser uma excelente arma em concursos públicos e pode facilitar nas mais diversas questões.

3. Análise de discurso é um bom meio de estudo

Ao se estudar análise de discurso para sua prova de concurso público, você englobará nisso algumas matérias. Primeiramente, o próprio raciocínio lógico. Ao se analisar discursos, sendo eles escritos ou falados, você terá um pensamento em forma concreta, e poderá o julgar como correto ou incorreto, tentando analisar como aquele pensamento é formado.

Segundo ponto é que você estudará a língua do próprio discurso junto. Se for português, que é o mais comum, poderá servir até como fonte de inspiração para trechos de sua redação, ou para suas respostas de sua prova de concurso público. Também serve de auxílio para apurar mais sua aptidão ao idioma.

Caso seja de outra língua, serve para aumentar sua proficiência e compreensão dessa segunda língua, podendo servir para diversos estudos diferentes. É mais fácil achar certos discursos em outras línguas, e essas línguas podem ser requeridas em uma prova de concurso também, então pode ser vantagem estudar assim.

E por fim, é possível encontrar discursos de mais diversas matérias, porém principalmente as matérias ligadas a ciências humanas, como história, geografia, letras, sociologia e filosofia. Algumas dessas matérias são bem presentes dependendo da prova de concurso que você esteja prestando, então pode ser bem válido estudar dessa forma.

4. Prática é a única solução, porque a teoria já é a prática

Isso é o lado interessante de se estudar raciocínio lógico. Qualquer teoria, você já está vendo a prática. Esse é o maior ponto de se estudar algo que é tão abstrato, a teoria já possui sua formação base de forma mais simples. Porém, isso não significa que não haja formas mais práticas de se treinar o raciocínio lógico.

Lembre-se que você precisa, no dia de sua prova do concurso público, ter acesso a resposta correta no menor tempo possível em todas as questões presentes. Isso significa um tempo minúsculo, ariando de acordo com as questões que estamos falando.

A prática no raciocínio lógico permitirá que você pense nas questões de forma muito mais rápida, e acabando por permitir que você atinja a resposta de cada questão presente em suas provas de raciocínio lógico e até mesmo as outras provas em seu tempo mais óptimo.

Questões de raciocínio lógico, sejam desafios ou brincadeiras, são fáceis de serem encontrados. Busque, por exemplo, os métodos mais variados do famoso exercício matemático Sudoku, para treinar seu raciocínio lógico rápido matemático.

Jogos simples como Xadrez e jogos de estratégia também são ótimos para descansar sua mente e continuar seu treinamento de raciocínio lógico ao mesmo tempo. A aplicabilidade desses conceitos pode ser muito práticos na sua vida e nas suas provas por vir.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.