4 Dicas para preencher corretamente o seu gabarito

Tempo de leitura: 5 minutos

Fazer uma prova nunca é tarefa fácil, principalmente quando o objetivo é conquistar vagas disputadas para determinada ocupação, como hoje acontece com os concursos públicos, principalmente aqueles de alto escalão. Isso porque o sucesso em uma prova objetiva – composta apenas por testes – é algo que não depende apenas do seu conhecimento.

No momento de realização da prova, mais do que apenas o seu conhecimento vai entrar como fatores determinantes para o sucesso ou não na aprovação questões como nervosismo, pressão que o candidato sente, condição física no dia da realização da prova e também a habilidade para o preenchimento do gabarito.

Isso porque diversas pessoas, na hora do nervosismo, acabam perdendo questões que acertariam facilmente apenas por uma distração que acaba ocasionando o preenchimento errado do gabarito.

E quando falamos de concursos públicos, que são as provas mais disputadas em todo o Brasil, qualquer questão conta, pois pode ser esta questão perdida na hora de preencher o gabarito que separou você da aprovação para a vaga desejada.

Como a aprovação em um concurso é uma garantia de estabilidade empregatícia, bons benefícios e muitas vezes um salário alto, é importante tomar todos os cuidados para não deixar uma oportunidade de aprovação passar.

Mais ainda, quem presta um concurso normalmente dedicou a este momento muitas horas de estudo e perder os resultados positivos disso simplesmente por conta da distração na hora de passar as respostas para o gabarito é um grande descuido e desperdício do tempo investido para a preparação para o concurso.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma pequena lista com uma série de dicas que vão ajudar você a preencher o gabarito na hora de fazer provas objetivas, afinal de contas, perder questão por conta de preenchimento errado no gabarito não pode para quem realmente deseja um resultado positivo.

Preste atenção no material utilizado

Cada prova requer um material diferente para o preenchimento do gabarito, que costuma ser caneta azul ou preta, sendo que algumas provas pedem uma cor específica de caneta. Isso se dá porque o leitor óptico que vai corrigir o seu gabarito é programado para ler apenas determinados tipos de materiais e cores.

Isso significa que, caso você se distraia e preencha todo o seu gabarito de lápis ou de caneta vermelha, você vai ter a sua prova anulada mesmo que tenha acertado todas as questões simplesmente porque o leitor óptico não vai conseguir ler o seu gabarito.

Portanto, prestar atenção no material que você vai usar para preencher o gabarito de respostas é o primeiro passo para evitar a anulação da sua prova simplesmente por um descuido.

Tire um tempo para isso

Muitas pessoas acabam gastando todo o tempo disponível para a prova para resolver as questões e acabam esquecendo que é preciso preencher o gabarito.

Afinal de contas, é ele que vai dar as suas respostas para os examinadores e que vai determinar se você vai ser aprovado ou não, independente se no caderno de respostas você fez todas as questões certas. Até porque, em grande parte das provas, o caderno de respostas pode ser levado para casa pelo candidato após o término das provas.

E é exatamente por isso que é importante você entrar em prova já consciente que deve reservar um determinado período de tempo para o preenchimento do gabarito para que consiga fazer isso com calma, principalmente se você sabe que tem dificuldades e acaba tendo erros durante o preenchimento.

O ideal é que você separe no mínimo 30 minutos para o preenchimento do seu gabarito para conseguir fazer isso com calma, se assegurando que vai preencher corretamente todas as questões.

Caso tenha uma ou duas questões que você ainda não conseguiu fazer e sabe que vai levar um tempo para isso, uma boa dica é preencher todo o gabarito e deixar estas duas questões em branco.

Dessa forma, caso o tempo acabe e você ainda não tenha conseguido fazer essas duas questões, já vai estar com o gabarito todo preenchido, podendo chutar qualquer alternativa rapidamente no gabarito que já está feito.

Ou seja, ao invés de perder 10 questões que você sabia responder porque não teve tempo para preencher o cartão de respostas você vai perder apenas uma, aquela que realmente não conseguiu fazer.

Não esqueça das informações sobre o participante

Um erro bastante comum que costuma gerar anulações de prova é o esquecimento por parte do candidato de preencher os demais campos do gabarito que tratam de informações pessoais do mesmo. Ou seja, você preenche todo o seu cartão resposta de maneira correta e sem erros, mas esquece de olhar o cabeçalho.

Isso vai acabar acarretando na anulação da prova, mesmo que todas as suas respostas estejam corretas. Antes de entregar o gabarito, verifique em toda a página se você preencheu corretamente todas as informações obrigatórias e se assinou nos lugares necessários. Caso tenha alguma dúvida, peça informações para o fiscal da sala.

Acompanhe com o dedo

Uma boa dica para evitar erros e preenchimentos de duas respostas em uma mesma questão é acompanhar cada questão preenchida com o dedo. Antes de preencher a resposta, posicione o seu dedo no número da questão no gabarito e o deslize até a letra da resposta que você deseja preencher.

Esse processo parece bastante bobo, mas a verdade é que ele ajuda e muito a evitar rasuras – que acabam fazendo com que você perca a questão. Isso porque a estrutura dos gabaritos costuma confundir o cérebro por conta das cores e do posicionamento das alternativas.

Dessa forma, acompanhar com o dedo é uma maneira de eliminar as informações ao redor e se concentrar apenas naquilo que você deseja marcar, de maneira a preencher as alternativas certas nos números certos, evitando não só colocar a alternativa na questão errada, como também marcar duas respostas para a mesma alternativa, o que também anula a questão.

São estes pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de preencher corretamente o gabarito.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.