4 dicas de Outlook para concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa os concursos se apresentam como uma das opções preferidas do público no que diz respeito à oportunidade de trabalho.

Afinal de contas, a iniciativa pública representa um ambiente de trabalho seguro em meio a um período e um cenário econômico de grande insegurança e instabilidade, de forma que em grande parte a responsável pelo aumento dessa preferência do público pelo setor é a crise que toma conta do país e que não dá sinais de ir embora tão cedo.

Dessa forma, ainda que seja necessário passar por um processo seletivo que não é tarefa fácil e que é extremamente concorrido, a verdade é que o número de pessoas que passa a encarar os estudos só aumenta a cada dia que passa.

Afinal de contas, a verdade é que independente de haver ou não uma crise no país, a verdade é que as contas vão continuar chegando todos os meses e é preciso ter uma garantia de um salário na conta do fim do mês de forma a conseguir manter as finanças em dia.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma pequena lista que vão mostrar um conjunto de dicas sobre Outlook que vão ajudar você na hora da prova, caso a vaga que você deseja faça a exigência de conhecimentos básicos em informática. Afinal de contas, quando falamos de provas concorridas todo ponta faz a diferença para o resultado final.

Saiba a utilidade das regras

Quando falamos de conhecimento de informática para concurso público, principalmente para provas que exigem conhecimentos básicos por parte do candidato, é preciso que se tenha consciência de que aquilo que vai ser cobrado não vai ser de nível avançado, mas que vai exigir um certo conhecimento técnico.

Dentro dessa perspectiva, um ponto do Outlook que vale a pena ser estudado para se sair bem nas questões sobre conhecimentos específicos é sobre as regras do Outlook. Isso porque elas são ferramentas de grande utilidade no dia a dia, de forma que o examinador pode querer saber se você tem o conhecimento necessário para utilizá-las.

Funcionando como uma espécie de filtro automático para todos os e-mails que você programar, as regras são uma das melhores formas de se organizar a sua caixa de entrada sem precisar perder tempo por isso. Por isso mesmo, coloque em seus estudos a prática que vai valer a pena.

Estude os atalhos de teclado

Um conhecimento básico que pode tornar o dia a dia com o Outlook muito mais simples é sobre os atalhos de teclado para a realização de diversas funções dentro do Outlook. Da mesma forma que no Word se utiliza Ctrl + C e Ctrl + V para copiar e colar textos e imagens, o programa gerenciador de e-mails também conta com seus atalhos próprios que podem ser muito úteis e que valem a pena serem estudados para os concursos.

Para você começar os seus estudos, anote alguns atalhos simples. Para criar um novo e-mail, basta apertar Ctrl + Shift + M e para excluir uma determinada mensagem aposte no atalho Ctrl + D. Levando tudo isso em consideração inclua os atalhos de teclado na sua rotina de estudos e vá preparado para o concurso com os principais na cabeça.

Aprenda a compartilhar o seu calendário

Uma das funcionalidades mais úteis do Outlook para profissionais que compartilham uma mesma área é o compartilhamento de calendário entre membros de uma mesma equipe.

Por isso mesmo é importante que você tenha o conhecimento da técnica na hora de fazer uma prova de concurso que exige os conhecimentos básicos de informática, pois por ser uma função bastante utilizada tem maiores chances de aparecer em uma ou mais questões.

O calendário é uma ferramenta bastante interessante do Outlook que permite que o usuário organize de forma completa a sua rotina, conseguindo encaixar tarefas, compromissos e reuniões de maneira organizada por dia, de forma a ter um maior controle das atividades que devem ser realizadas durante o seu dia a dia.

Dessa forma, uma funcionalidade do Outlook permite que você compartilhe em detalhes o seu calendário ou parte dele com quem você desejar, de forma a permitir que outra pessoa também tenha acesso a sua rotina, o que pode ser uma ótima pedida para profissionais dentro de uma mesma equipe, principalmente quando um determinado membro entra de férias.

Para conseguir utilizar essa função basta que você entre em Calendário na aba indicada como Página Inicial. Feito isso, basta que você clique em Enviar Calendário por E-mail, que vai fazer com que uma janela seja aberta no seu Outlook.

Nessa janela é que você vai poder escolher todas as informações que vão ser compartilhadas com quem você deseja, de forma que o Outlook vai formular um calendário de forma simples e detalhada de fácil visualização para quem você deseja enviar uma mensagem.

Saiba como criar assinaturas

Nos dias de hoje, praticamente todo mundo que trabalha dentro de uma empresa tem uma assinatura própria para deixar os comunicados enviados por e-mail com uma aparência mais profissional.

Dessa forma, é considerado um conhecimento básico saber como criar assinaturas no Outlook, de forma que este conteúdo pode ser cobrado em alguma questão dentro de um concurso público.

Por isso mesmo vale a pena inserir o tema dentro de seus estudos do conteúdo básico de informática para a sua preparação para concurso. Ao contrário do que muita gente pensa, a verdade é que todo o processo de criar uma assinatura é bastante simples, de forma que perder pontos por conta dessa questão em específico é perder pontos à toa.

Para conseguir criar uma assinatura no Outlook basta que você entre no menu Arquivo e busque pelo botão de Opções. Lá você vai encontrar o botão para E-mail e logo em seguida o botão de Assinaturas, que é onde você deve clicar. Feito isso, você vai conseguir adicionar as suas assinaturas de maneira rápida e prática sem maiores problemas.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.