4 dicas de Legislação de trânsito para concurso público

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias de hoje, os concursos públicos são uma das alternativas de emprego que são mais procuradas por aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho dentro do Brasil. Isso porque eles acabaram se tornando um refúgio seguro dentro de um momento de muita instabilidade, que acaba sendo um resultado da crise que toma conta do país e não apresenta sinais de ir embora tão cedo.

Um exemplo dessa instabilidade é mostrado nos diversos cortes de gastos que as empresas privadas têm se visto obrigadas a realizar, e que acabam incluindo também cortes de pessoal, como uma forma de se manterem funcionando e não precisarem fechar as portas. O que acaba criando um clima de instabilidade e insegurança muito grande para o trabalhador.

Por isso mesmo a iniciativa pública acabou se tornando a representação da segurança de que as contas vão continuar sendo pagas todos os meses.

Afinal de contas, com crise ou sem crise a verdade é que as contas vão continuar chegando todo mês e é preciso ter um salário garantido para assegurar que as finanças estejam sempre em dia. Algo que só a iniciativa pública pode garantir para o trabalhador, de forma que tem se tornado cada dia mais atraente para os profissionais.

Além disso, para completar a parcela que busca o serviço público como opção de trabalho, há também aqueles que buscam no serviço público as diversas vantagens que são oferecidas para os colaboradores.

Entre elas estão salários mais atraentes do que aqueles que são encontrados para as mesmas ocupações dentro do setor privado, benefícios vantajosos que fazem uma grande diferença no fim do mês e também a questão da jornada de trabalho bem respeitada, que é essencial para profissionais que buscam no setor público uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida e que é algo raramente encontrado dentro do setor privado.

Junto a tudo isso há também a questão de que funcionários públicos contam com condições diferenciadas no mercado, o que também pode ser muito atraente para o profissional.

Entre essas condições estão uma maior facilidade na hora de conseguir empréstimos e também taxas de juros mais baixas na hora de fazer financiamentos, o que pode ser um grande diferencial na hora do aperto ou de comprar um imóvel próprio.

E para quem procura uma oportunidade de emprego que envolva a direção, uma ótima pedida é o concurso que está sendo oferecido pela Câmara Municipal de Cotia e que conta com vagas para atuação como motoboy.

Com um salário de R$ 1.221,28 para uma jornada de trabalho de 33 horas por semana, a vaga conta apenas com a exigência de ensino médio completo e também de porte de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A”, que permite a direção de motocicletas, por parte do candidato.

Para aqueles que ficarem interessados na oportunidade, as inscrições podem ser feitas por meio do próprio site da empresa responsável pela organização do concurso, onde você também vai encontrar o edital do concurso, a Fundação VUNESP.

E é exatamente pensando em aumentar as suas chances de ser aprovado no concurso que você sempre desejou é que nós separamos aqui uma pequena lista com uma série de dicas sobre legislação de trânsito que podem fazer toda a diferença na hora de prestar o concurso. Afinal de contas, quando falamos de provas para concursos, todo ponto conta.

Revise a Lei Seca

A Lei 12.960, também conhecida como Nova Lei Seca, já foi promulgada há um tempo, mas ainda costuma ser um assunto bastante cobrado no que diz respeito à legislação de trânsito dentro de concursos públicos, de forma que merece a sua atenção durante os estudos para a prova que você deseja prestar.

Isso porque ela é uma das leis mais aplicadas hoje no trânsito e é de grande importância, principalmente por conta do alto número de acidentes que são causados por condutores embriagados.

Para o concurso, vale a pena dar uma olhada no que diz a nova lei tanto em seu âmbito administrativo, quanto no setor penal, pois pode ser que isso marque presença na sua prova.

Equipamentos obrigatórios no trânsito

Um assunto que muita gente deixa de lado na hora dos estudos, mas que pode fazer uma diferença na hora da prova é aquele que engloba o uso de equipamentos obrigatórios no trânsito. Isso porque nem todo mundo sabe, mas há uma seção da Legislação de trânsito que é toda dedicada aos equipamentos obrigatórios.

Principalmente pelo fato de diversas vagas exigirem o uso de equipamentos obrigatórios no trânsito é que questões sobre o assunto ainda são bastante cobradas em provas de concursos públicos e acabam pegando muita gente de surpresa, que acabam perdendo pontos à toa.

Como o código de trânsito cuida de menores de idade

Uma das infrações mais comuns no Brasil consiste no fato de menores de idades estarem atrás de volantes ou de guidões, já que no país é proibido se obter a Carteira Nacional de Habilitação antes de ter atingido a maioridade, ou seja, dos 18 anos.

Dessa forma, questões que girem em torno da questão menores de idade e legislação de trânsito podem se fazer presentes na sua prova. Por isso mesmo, é importante incluir no seu roteiro de estudos a maneira como as leis de trânsito do Brasil e também o nosso Código Penal lida com o envolvimento de pessoas menores de idade em crimes de trânsito.

Questões sobre o cinto de segurança

Sem dúvida alguma, questões que envolvam o uso de cinto de segurança são algumas das que mais pegam os candidatos desprevenidos, já que normalmente não são muito esperadas pelos candidatos.

Dessa forma, para não cair na linha dos demais, inclua nos seus estudos os regulamentos que regem o uso de cinto de segurança dentro do país. Vale a pena dar um maior destaque principalmente para a questão que mostra quais são as obrigações relativas ao uso do cinto no que se diz respeito ao transporte em ônibus e as exigências relativas ao assunto.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.