3 dicas de trigonometria para concursos públicos

Tempo de leitura: 6 minutos

É lá na época da escola que descobrimos com quais matérias temos facilidade ou dificuldade, né?

Mas na hora dos estudos para o concurso público tudo parece mil vezes mais difícil, há quem se perca nas vírgulas e conjugações da gramática e também quem encontra dificuldade de responder os conteúdos específicos de cada edital, mas o grande inimigo do concurseiro continua sendo a matemática e nomes que dão nó na cabeça como a temida trigonometria.

Só que não devia ser assim, é mais fácil acreditarmos que a trigonometria para concursos públicos é apenas um estudo matemático que procura respostas para relação existente entre os lados dos triângulos retângulos, que são os ângulos e os seus lados.

Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas que podem facilitar os estudos de matemática e especialmente da trigonometria para concursos públicos.

Como funciona a trigonometria?

Primeiro você precisará entender sobre o que se trata, afinal, enquanto você não souber do que está falando não resolverá questão nenhuma. Então, saiba quais são esses ângulos e lados de um triângulo, que são tão falados, e como podemos encontrá-los.

Vamos dividir essa dica preciosa que é entender o que se fala em 3 partes: 

1. O que é o tão falado Teorema de Pitágoras?

O Teorema de Pitágoras é um dos estudos utilizados para a realização de exercícios de trigonometria, a sua teoria tem como base que a soma dos quadrados dos catetos (um dos lados do ângulo reto) deve ser igual a soma da medida da hipotenusa (o lado do triângulo retângula que é oposto ao ângulo reto – é sempre o lado maior).

Com esse teorema, pode-se desenvolver fórmulas que ajudam no nosso dia a dia, tanto que ela é utilizada em áreas como a astronomia, cartografia, física, química, geografia, medicina e mais. 

2. Quais são os ângulos existentes?

Os triângulos possuem três lados e três ângulos, é por isso que falamos que um ângulo é a abertura que existe entre as semirretas de um triângulo, que possuem a mesma origem.

Assim, podemos dizer que os ângulos são:

Obtuso – possui a medida maior do que 90º;

Agudo – possui a medida menor do que 90º;

Reto – possui a medida igual a 90º.  

3. O que são os triângulos retângulos?

São os triângulos que possuem um ângulo igual a 90º e são formados por uma lado reto e dois lados agudos complementares. O lado reto é a hipotenusa e os outros dois, que são menores, são os catetos.

É dentro dos triângulos retângulos que se descobre as respostas da altura relativa da hipotenusa e as projeções dos catetos quando comparados a hipotenusa.

Lembre-se que o que a trigonometria para concursos públicos estuda em relação a um triângulo retângulo são os ângulos notáveis, que tem medições de 30º, 45º e 60º, sendo representados pelo Seno, Cosseno e Tangente.

O Seno é a resposta entre um cateto oposto (como o nome diz está oposto ao ângulo) e a hipotenusa de um ângulo do triângulo retângulo.

Cosseno é a resposta entre o cateto adjacente (que está junto ao ângulo de referência) quando comparado a uma hipotenusa e a um ângulo do triângulo retângulo;

Tangente, é a resposta encontrada entre o comprimento do cateto oposto ao comprimento do cateto adjacente e do ângulo do triângulo retângulo.

Observação: Catetos são quem formam o ângulo reto do triângulo.

Após conhecer as informações bases da Trigonometria, podemos passar para a dica número 2, ligada aos estudos.

Estudando

Agora que você conhece os pré-requisitos para entender ainda mais sobre trigonometria para concursos públicos você pode pegar pesado nos estudos. Você sabia que não entender os pontos básicos antes de estudar é um erro muito comum entre os concurseiros? Isso acontece ainda mais quando o assunto é matemática.

Trigonometria faz parte daquelas matérias onde é necessário buscar a respeito em antigos editais, para encontrar as questões e suas respostas com comentários. É necessário não só saber qual é a resposta certa, mas também como foi feita a resolução desse problema.

Além da internet, também existem muitos livros que podem ajudar nessas questões, eles possuem as questões resolvidas com explicação passo a passo.

Você não pode criar barreira mentais, deixa para lá esse negócio de repetir que você odeia matemática e a trigonometria para concursos públicos, pois de tanto você falar a sua mente pode acreditar que não está pronto para isso, mesmo estando.

Lembre-se que você estudou e encontrou maneiras de aceitar a matemática durante esse período da sua vida. 

Hora da prova

Leia o enunciado com calma e mais de uma vez. Um erro de quem está participando de processos seletivos com provas é não ler o enunciado inteiramente e mesmo assim acreditar que sabe qual é a real questão do problema, não ler é a forma mais comum de errar.

Faça a sua primeira leitura para saber do que se fala, compreenda a situação escrita. E depois leia mais uma vez, atentando-se a descobrir a todos os números dados na pergunta, esse é o primeiro passo para você conseguir achar o “X” de toda incógnita.

Outra dica para hora da prova é deixar as questões matemáticas mais difíceis para o final. Primeiro resolva tudo o que você considerar como fácil, e só depois de ter resolvido as questões que pedem menos da sua mente é que você vai para o restante.  

Isso é bom para não perder tempo, pois estar preso em uma única questão pode gerar um nervosismo desnecessários que o torna incapaz de garantir alguns pontos que seriam seus.

É comum que mesmo com dicas e horas de estudos maiores reservados somente a essa matéria você ainda permaneça com algumas, ou diversas, dúvidas e medos. Como já dissemos não temos total facilidade com todas as disciplinas. 

O importante é que você saiba que após a sua dedicação em aprender algumas maneiras de resolver a trigonometria para concursos públicos e de estudar com vontade, concentração e foco no seu objetivo o resultado será sem dúvidas será ainda mais satisfatório.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.