3 dicas de interpretação de texto para concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos dias de hoje, os concursos públicos são uma das pedidas mais procuradas pelas pessoas que buscam uma oportunidade de emprego.

Afinal de contas, com a crise que bate na porta e um índice de desemprego que só cresce cada vez mais a cada dia que passa, a estabilidade garantida pelos empregos do setor público é extremamente atraente para os trabalhadores brasileiros.

Principalmente quando levamos em consideração a situação atual das empresas privadas no Brasil.

Afinal de contas, por conta dos efeitos da crise, diversas organizações se veem obrigadas a realizar cortes de gastos frequentes, o que inclui cortes de pessoal, o que só acaba causando um clima de insegurança e de instabilidade para o trabalhador, que encontra um refúgio seguro nos cargos públicos do país.

Isso porque não importa a situação do país e se este está ou não em crise, a verdade é que as contas vão continuar chegando para serem pagas todos os meses e é preciso se ter uma garantia de um salário no fim do mês para manter as finanças em ordem. Afinal de contas, só quem já passou por dificuldades financeiras sabe a bola de neve que esse problema pode virar.

Mais ainda, há também aqueles que buscam os cargos públicos por conta das vantagens que eles oferecem para o trabalhador.

Entre elas estão os salários vantajosos no mercado, que em grande parte dos casos são maiores do que aqueles que são oferecidos para as mesmas ocupações dentro do setor privado.

Os benefícios atraentes que são somados ao salário e também as condições especiais de mercado que são reservadas para trabalhadores do setor público, que incluem taxas de juros mais baixas em financiamentos e também facilidade na hora de conseguir empréstimos, o que pode fazer toda a diferença na hora do aperto e também na hora de financiar um imóvel.

Para completar, há quem encontre no setor público uma oportunidade de obter uma maior qualidade de vida, algo que dificilmente é conseguido dentro do setor privado.

 Isso porque dentro do setor público há um respeito à jornada de trabalho do funcionário, com raras presenças de horas extras na rotina, algo que é praticamente impossível de se encontrar dentro do setor privado e que é muito importante para muitas pessoas.

Porém, a verdade é que conseguir desfrutar dos benefícios oferecidos pelo setor público não é tão simples assim.

Isso porque o processo seletivo para a iniciativa pública é bastante diferente daquele que é realizado dentro do setor privado, de forma que há a exigência de uma prova seletiva de múltipla escolha que pode ser feita em uma ou mais etapas para selecionar os candidatos mais aptos e preparados.

Com tudo isso, principalmente os cargos que oferecem salários mais altos, os concursos públicos costumam apresentar uma concorrência muito alta, de forma que conseguir uma aprovação é algo que exige muita dedicação e estudo, sendo que a intepretação de textos é uma habilidade essencial para quem deseja se dar bem nos concursos.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma pequena lista com uma série de dicas de interpretação de textos que vai ajudar você a se dar bem nos concursos e conquistar a vaga que você sempre desejou dentro da iniciativa pública do país.

Coloque a leitura na sua rotina

Muita gente acha que essa dica é uma grande mentira, mas a verdade é que ela é uma das mais úteis para quem deseja melhorar as suas técnicas de interpretação de texto. Isso porque é basicamente a leitura que vai formar todo o seu repertório literário e que vai estabelecer a sua habilidade na hora de lidar com textos.

É como Monteiro Lobato já dizia: “Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê’. Tenha isso em mente que as suas habilidades de interpretação de textos vão melhorar consideravelmente.

Aposte nas frases motivacionais

Uma das melhores formas de se melhorar as suas técnicas de interpretação de texto é buscar interpretar as pequenas frases que fazem parte do seu cotidiano, de forma que interpretar um texto se torne um processo natural para você, de forma a não ter problemas na hora de lidar com textos durante as provas.

Dentro dessa perspectiva, uma ótima maneira de conseguir melhorar a sua interpretação é praticar com frases motivacionais, que são curtas e que guardam um grande significado por trás de poucas palavras.

Treinar esse exercício de entender o que está por trás das palavras no seu cotidiano é uma boa forma de melhorar as suas práticas de interpretação para os concursos públicos.

Pare de tentar pensar demais

Uma das piores coisas que você pode fazer na hora de tentar interpretar um texto é começar a fazer algo que é conhecido como “overthinking”, que é basicamente tentar pensar demais e complicar uma coisa que é basicamente algo simples.

Isso porque é muito comum que na hora de ler um texto, grande parte das pessoas comece a pensar “e se?”, “se?”. Isso porque a verdade é que raramente dentro de um texto de um concurso público vai ter algo além daquilo que você conseguiu interpretar e começar a pensar demais em cima de assuntos de resposta simples, o que vai acabar conduzindo você ao erro.

Por isso mesmo, confie nas suas habilidades de interpretação e não perca tempo demais pensando naquilo que você não precisa durante a prova, pois isso só vai fazer com que você perca tempo e consequentemente alguns pontos durante o concurso.

Apenas o treino diário vai fazer com que você consiga desenvolver a habilidade de interpretação que você precisa para os concursos, por isso mesmo, não precisa se desesperar na hora da prova, porque se você se preparou, você não vai ter maiores problemas para resolver as questões.

Dessa forma, treine a interpretação de textos no seu dia a dia, que você vai ter tudo para tirar grande parte das questões de língua portuguesa de letra. Afinal de contas, ler é prática e é preciso ter essa consciência para se dar bem nos concursos.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.