3 coisas que você deve ficar atento antes de prestar um concurso público federal

Tempo de leitura: 5 minutos

Principalmente por conta da crise que o país tem enfrentado nos últimos tempos, os concursos têm sido cada vez mais procurados pelos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho que garanta segurança e estabilidade.

Afinal de contas, em um clima geral de instabilidade, é natural buscar por uma alternativa que vá garantir que as contas sejam pagas no fim do mês.

Sendo assim, seja pela estabilidade garantida pelo setor público, seja pelos salários atraentes, bons benefícios e jornada de trabalho respeitada, a verdade é que hoje os concursos estão em alta e sendo procurados por cada vez mais trabalhadores de todo o Brasil.

Inclusive por aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida dentro e fora do trabalho, algo que é cada vez mais difícil de ser conseguido atuando dentro do setor privado, que muitas vezes trabalha com condições abusivas para seus trabalhadores.

Porém, antes de você prestar qualquer concurso público federal é preciso que você se atente a algumas questões, para garantir que o seu aproveitamento seja o máximo possível e que você consiga conquistar a vaga que você sempre buscou conseguir dentro do setor público brasileiro.

O edital é importante

Na hora de prestar um concurso público, é importante que você saiba da importância de ler detalhadamente o edital publicado, que é o documento que vai conter todas as informações que você precisa saber acerca do concurso que você deseja prestar e também da vaga que você pretende ocupar.

Dessa forma, antes de prestar qualquer concurso público federal é muito importante que você preste atenção nas datas de divulgação do edital do concurso que você deseja prestar e também nos prazos de inscrição e nas datas de realização das provas que estão colocados no próprio documento.

Mais ainda, é por meio do edital que você vai ter acesso às informações sobre o que estudar – com a divulgação do conteúdo programático cobrado pelo concurso – bem como a todas as informações que são colocadas para a vaga que você deseja ocupar, como salário, benefícios, jornada de trabalho, local de trabalho e também quais os requisitos que você precisa ter para conseguir se candidatar à vaga.

Sendo assim, é muito importante que você leia o edital do concurso sempre com muita atenção, de forma a não deixar passar nenhum detalhe que contenha uma informação importante para você e para a realização do concurso.

Até porque, é exatamente essa leitura do edital que vai fazer com que você tenha ciência dos seus direitos e obrigações dentro do concurso, o que vai evitar uma série de problemas desagradáveis que podem acabar aparecendo durante a realização de um concurso.

Por isso mesmo, preste atenção nas datas de lançamento do edital do concurso que você deseja prestar e também em todas as informações que estão contidas nele, porque é exatamente isso tudo o que você precisa saber acerca da prova para a vaga que você deseja ocupar dentro do setor público brasileiro.

Preste atenção nos pré-requisitos

Se tem uma coisa com a qual os concursos públicos não são nada flexíveis é com os pré-requisitos que são determinados para a ocupação de uma determinada vaga, de forma que é muito importante que você leia todos os requisitos com atenção antes de se candidatar para um concurso de uma determinada vaga, de forma a ter certeza de que você realmente pode ocupar a vaga para a qual você está se inscrevendo.

Isso porque, ainda que você tenha passado na prova com a melhor colocação no concurso que você desejou prestar, caso você não atenda a todos os requisitos que são colocados para a vaga dentro do edital – que foi mencionado no tópico acima – você simplesmente não vai conseguir assumir o cargo que deseja assumir.

Isso acontece porque os requisitos são todas as condições estabelecidas pela empresa contratante para que seja feita a ocupação de um determinado cargo, de forma que estas condições devem ser cumpridas antes da inscrição ou até que o candidato vá assumir o cargo em questão, caso consiga uma aprovação no processo de concurso.

Dessa forma, nunca menospreze questões sobre grau de escolaridade, idade mínima ou questões de exigência física para a participação de um concurso, pois caso você não atenda a apenas uma delas você simplesmente vai ter perdido o seu tempo – e também o seu dinheiro – mesmo que tenha conseguir uma posição que te garantiria uma aprovação caso você atendesse a todos os requisitos.

Conheça as provas que você vai fazer

No geral, grande parte dos concursos conta com uma etapa única de classificação, que é feita por meio da realização de uma prova de caráter objetivo, ou seja, uma prova composta por questões de múltiplas escolhas (com a, b, c, d e e).

De forma que é exatamente para este tipo de prova que grande parte dos candidatos acaba se preparando, já que é o mais comum dentro dos concursos públicos como um todo.

Porém, é preciso prestar atenção no edital e verificar de quantas etapas é composto o concurso para a vaga que você deseja ocupar, pois principalmente em provas mais concorridas, além da realização da prova objetiva há também a realização de uma segunda etapa classificatória, que é a de uma prova discursiva, ou seja, uma prova dissertativa.

Isso é bastante importante de ser feito para que você não acaba sendo pego de surpresa com uma prova que não estava prevista por você e consiga se preparar apropriadamente também para a prova discursiva.

Afinal de contas, para uma prova na qual você realmente precisa escrever as respostas das questões, ter um treinamento de redação e escrita é um grande diferencial e pode aumentar e muito as suas chances de ser aprovado.

Dessa forma, atente-se ao seu tipo de prova para conseguir estudar da maneira correta para realmente conseguir o resultado positivo que você sempre desejou obter e a sua vaga no setor público, que você sonha e estuda para conseguir. Boa sorte e boa prova!

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.