20 filmes para ajudar no concurso público

Tempo de leitura: 17 minutos

Qualquer maneira de aprender é bem-vinda, sobretudo quando o assunto é se preparar para uma prova. Quando encontramos alternativas para adquirir conhecimento, nós conseguimos tirar o melhor que existe dentro de nós. Uma prova de concurso público tem esse objetivo, exigir do candidato o que ele tem de melhor, para que ele aplique em seu teste.

Sabendo disso, quem está se preparando para prestar o tão sonhado concurso para adentrar na vida pública precisa saber que é muito importante buscar aquele algo a mais, que vai fazer diferença na hora de realizar a prova. Uma mente aberta a novas ideias, jamais se fecha.

Uma das maneiras de ajudar nesse quesito de criatividade, é assistindo filmes. É isso mesmo, assistir um bom filme, vai fazer você olhar para determinadas situações problemas e conseguir entender e resolvê-las com uma pitada a mais de criatividade.

Uma forma de revisar os conteúdos

Alguns filmes podem abordar assuntos atuais ou fatos históricos. Eles vão te ajudar a assimilar as ideias de forma mais eficiente. O recurso audiovisual pode ser a melhor maneira de assimilar alguns dos temas estudados, pois, um filme consegue juntar um conteúdo e resumi-lo, deixando assim a tarefa de aprendizagem mais fácil.

Não só fatos históricos, mas muitos filmes falam de direito, economia, pedagogia, que são assuntos que podem ser muito úteis na hora de fazer a prova.

Nós nos prendemos muito a parte técnica e acabamos nos esquecendo que também existe uma parte mais humana da coisa. Treinar a capacidade de interpretação e síntese é algo que ajuda muito, principalmente na parte dissertativa das provas.

O sucesso passa por seu estado emocional

Claro que, quando você decide fazer uma carreira na vida pública, a preparação psicológica deve ser muito grande. Primeiro, na escolha de que carreira você quer seguir, porque é uma decisão muito importante, pois será o que norteará da sua vida.

Depois chega o momento de você começar a traçar o planejamento para estudar. Pode ser que seja um ano, dois, você precisa ter o controle mental para que consiga seguir sua meta e sabemos que o caminho não é dos mais generosos.

O trabalho psicológico acaba se tornando fundamental para que você siga em frente e os filmes são grandes aliados, pois contam com histórias de superação, motivadoras, que servem para mostrar que seu esforço vai ser recompensado, vai depender apenas de você.

Relaxe aprendendo

Como podemos ver, os filmes são grandes fontes de conhecimento. E quem não gosta de assistir um filme? Quando você está fazendo algo com prazer. Tenha certeza que essa atividade vai ser muito mais bem aproveitada. A rotina de estudos é muito puxada, então relaxar de vez em quando é necessário.

Só que sabemos também que, quando você está focado no seu objetivo, ficar desviando seu caminho não vai te ajudar. Portanto, vamos dar uma olhada nos filmes abaixo e coloca-los na lista de filmes para assistir durante a preparação para as provas de concurso.

Intocáveis

Esse filme conta a história de Driss, um senegalês radicado na França que aceita, mesmo sem ter nenhuma formação para o cargo, trabalhar como enfermeiro de um multimilionário francês tetraplégico. O desenrolar da história mostra que o risco de entrar em um negócio desconhecido valeu a pena.

É o caso de muitos concurseiros, que querem seguir a carreira no setor público, mas não sabem o que fazer. Que cargo escolher? Muitas vezes você pode não saber, mas as suas características podem transformar o seu trabalho. Você pode até se sentir inseguro, porém se você focar nas suas qualidades, o êxito vai acontecer naturalmente.

A era do gelo

Acompanhar essa divertida história é muito interessante. Tem algo que se repete em todos os filmes da série, que é a saga do esquilo para conseguir alcanças aquela suculenta noz. Ele encontra muitos obstáculos e sempre fica sem o seu precioso alimento.

Podemos tirar duas lições dessa situação. A primeira diz respeito a insistência, que é algo que você precisa para poder encarar a vida de concurseiro. O que acontece com o esquilo pode acontecer com você, a vaga sempre vai estar lá, na sua frente, vai depender de você “pegar”, mesmo que tenha que tentar diversas vezes.

O segundo aspecto é ver que, como acontece com o simpático bichinho, a insistência pode fazer você perder a noção do que está ao seu redor, ou seja, você pode estar querendo focar em apenas uma vaga e esquecer de olhar para outras oportunidades.

As aventuras de Pi

Esse filme é uma grande lição, a saga de Pi para tentar se salvar do naufrágio que o deixou perdido em meio ao oceano Pacífico é inspiradora. Ele precisa tomar decisões para conseguir sobreviver, fazendo isso em momentos de extrema tensão. Foram mais de 200 dias perdidos no mar.

É muito parecido com o que o concurseiro passa. São muitos dias de preparação para o grande dia. Na hora da prova, você precisa tomar a decisão, tentar acertar a questão para se manter vivo na disputa.

O tempo, as dúvidas, são atenuantes que causam um desconforto e te deixam mais nervoso para fazer a coisa certa. Assista e o filme e veja que Pi tomou decisões que ajudaram ele a seguir em frente.

São lições de persistência e resiliência que todos que prestam um concurso público precisam ter.

De pernas para o ar 2

A personagem principal, Alice se torna uma empresária de sucesso, que começa a se adaptar a uma rotina estressante. Ela começa a ficar obcecada pelo trabalho e direciona todas as suas energias para o crescimento de sua empresa e acaba esquecendo de viver a sua vida, o que não ajuda muito nenhuma pessoa.

O que podemos levar disso é que o foco é necessário, porém não pode se tornar obsessão. Quando você ultrapassa esse limite, você acaba tendo prejuízo e não adianta muito viver em função de alguma coisa e perder a noção do que acontece ao seu redor.

Imagina se você esquece de tudo, canaliza todas as suas forças, sem ponderação e equilíbrio, e no final das contas não consegue passar na prova. A frustração vai ser muito grande, vai ser difícil recomeçar.

A invenção de Hugo Cabret

Hugo Cabret é um garoto órfão que se esconde em uma estação de trem com sua única companhia, um robô quebrado deixado pelo seu pai. Ao longo da história, o garoto encontra uma outra garota que tem uma chave que serve nos encaixes do robô quebrado. Ele conserta a máquina e começa a retomar o sonho que outrora ele havia desistido.

Essa é a mensagem que o concurseiro precisa assimilar. Muitos acham que as frustrações de fracassos passados são determinantes para que você não desista. Apesar de tudo, você precisa acreditar.

Como treinar seu dragão

Essa história sobre a amizade de um garoto e seu dragão, algo improvável naquele ambiente. Juntos eles conseguem resolver as situações adversas da história, provando que a união faz a força.

Quando você está se preparando para um concurso, a ideia não pode ser diferente. Se você acha que é autossuficiente e se fecha com as suas opiniões, você vai acabar se perdendo. Um concurseiro precisa ter pessoas ao seu lado para poder enfrentar as adversidades e aprender mais.

Até o Limite da honra

Essa história é uma das que mostra que você precisa acreditar em si. O filme mostra a determinada Jordan, que se torna a única mulher em um grupo de elite da Marinha Americana e precisa se provar que pode suportar qualquer tipo de tortura física e emocional e claro, a maioria das pessoas não acreditam que ela possa vencer.

O pior que além de não acreditarem, também torcem para seu fracasso.

É triste admitir, mas isso pode acontecer quando você fala que quer se dedicar a uma prova de concurso. Muitas pessoas vão creditar o sucesso de uma empreitada dessa a sorte, tentando te jogar para baixo. Não acredite nesse tipo de pessoas, melhor até se afastar delas.

O fato de você ser ousado e almejar um cargo que seja financeiramente bom, também vai fazer os invejosos voltarem os olhares para você e torcerem para o seu insucesso. Aprenda a lidar com isso apreciando esse filme motivador.

300

A narrativa ilustra uma batalha impossível, de tentar enfrentar uma tropa praticamente incalculável com apenas 300 homens. Foi o que o rei Leônidas não se intimidou e juntou seus 300 guerreiros para esse desafio que não poderia ser vencido na força, mas sim com uma boa estratégia.

É esse o apego que o concurseiro precisa ter. Muitos não conseguem pagar um curso para poder estudar; outros tem pouco tempo porque não podem se dedicar aos estudos por conta do trabalho. O que vale é traçar uma boa estratégia e aproveitar os recursos que você tem em mãos.

Uma dose de coragem também é necessária, afinal, você é um guerreiro solitário, lutando contra todos os outros concorrentes. Não se intimide e vá para cima deles que com atitude e força você vai ser capaz de vencer essa batalha.

O melhor jogo da história

O jovem garoto Francis Oiumet sempre sonhou em ser um jogador de golfe. Suas condições financeiras e o trabalho para sustentar sua família, o impediam de realizar esse tão desejado objetivo. Até que um dia ele foi inscrito em um torneio de golfe dos Estados Unidos, e se destacou, não só pelo seu talento, mas também por desbancar um dos melhores jogadores.

Então, quem sabe você não esteja desacreditando do seu potencial? Nunca fique na dúvida, tente, quem sabe você não está apenas precisando de uma oportunidade? Por isso não esbarre no primeiro obstáculo que te atrapalhar.

Dois filhos de Francisco

Esse filme é baseado na história de sucesso da dupla Zezé de Camargo e Luciano, que todo mundo conhece. A caminhada deles foi longa e cheia de desafios. O foco, como o próprio título do longa metragem já mostra, é a postura do pai deles, que tinha um sonho e foi contra a vontade de todos e investiu em seus filhos.

Essas são posturas que os concurseiros precisam ter. Se você pode investir em cursos preparatórios, em tempo, não desista. O investimento, aliado a uma dose de dedicação e persistência, valer a pena.

Homens de Honra

Em um meio preconceituoso, Carl Brashear é o único negro na base da Marinha americana. A narrativa é sobre a determinação desse homem que sente, literalmente na pele, as dificuldades para provar que não é pior do que os seus colegas.

A grande lição que você tira desse filme é que ninguém pode parar um ser humano que esteja realmente inspirado. Se você vai com garra e vontade atrás do que você quer, não há nada que possa te parar. Por maior que sejam as dificuldades, se você conseguir vencer você mesmo, nada vai conseguir te deter.

O último Samurai

Com a volta do Imperador ao poder no Japão, o governo passou a trazer generais e engenheiros do ocidente para treinar e equipar seus exércitos frente aos samurais. O Veterano de guerra Algren percebe que eles não estão prontos para o combate, porém, o seu comandante insiste e leva o exército para à luta. No combate o coronel vê a derrota e foge, enquanto o veterano Algren se mantem lutando e é capturado pelos samurais.

O marcante dessa situação é que a bravura do veterano de guerra Algren, fez os samurais deixarem que ele vivesse e aprendesse arte e os costumes deles, ou seja, se voc^~e tiver tranquilidade para enfrentar as situações extremas, vai conseguir de alguma forma criar oportunidades.

Ele, a cada dia provava que poderia ser capaz de aprender a cultura samurai, mesmo sendo um americano com outros costumes. É isso que você precisa ter em mente. Cada dia é um aprendizado diferente que você é capaz de adquirir. Então valorize cada matéria que você conseguiu assimilar. Assim você vai chegar para a prova com força total.

O Advogado do diabo

Kevin Lomax é um advogado bem-sucedido que atua em uma pequena cidade na Flórida e tem o status de nunca ter perdido nenhum caso. Isso faz um milionário dono de uma firma de advocacia em Nova York, contratá-lo. Ele não é um bom sujeito, a vida de Lomax melhora financeiramente, mas sua vida pessoal começa a degringolar.

A moral dessa história é muito simples: não baseie sua escolha em altos salários. Se você vai fazer um concurso pensando apenas nos valores, você corre um risco muito grande de ser infeliz para o resto da sua vida. Muitas pessoas crescem o olho nos valores e esquecem de analisar as atribuições.

Precisamos lembrar que uma carreira pública, em grande parte dos casos, é um caminho linear. Existe um crescimento profissional, mas, ele é atrelado as suas funções. Por exemplo, se você entra como auxiliar administrativo, pode atingir maiores patamares, mas dentro do seu nicho específico.

Por isso, quando escolher a sua carreira, faça isso sem pensar no quanto você vai ganhar. Tente projetar que a vida não é apenas dinheiro. Claro que se possível juntar dinheiro e felicidade é um cenário excelente. Mas não fique refém disso.

A teoria de tudo

A teoria de tudo é um filme de extrema perfeição quando falamos de superação. Um físico teórico chamado Stephen Hawking é extremamente inteligente e acaba acometido por uma doença degenerativa que poderia vir a atrapalhar seus planos em relação aos seus estudos. Só que mesmo em meio as dificuldades ele consegue atingir os seus objetivos.

É isso que o concurseiro precisa saber. Que mesmo que apareçam dificuldades, você pode usar a sua criatividade e força de vontade para supera-las. Nunca esqueça que não vale apena desistir, pode ser que você tenha que alterar os seus planos, só que desistir é uma opção que você não pode considerar.

Filmes que ajudam a fixar conteúdo

Além desses filmes que são motivadores para quem vai prestar os concursos, existem filmes que também colaboram para que você aprenda mais sobre o contexto histórico. Percebendo, através de uma história, como é aplicada uma lei ou como foi um período que o país ou o planeta enfrentou.

Vamos ver abaixo alguns filmes que tratam de assuntos específicos.

Lixo extraordinário

Tem como tema central o fechamento do maior lixão da América Latina, no Jardim Camacho, Rio de Janeiro. Vik Muniz é um artista plástico que vai para o lixão com o objetivo de retratar um grupo de catadores. O trabalho com esses personagens revela o desespero dos catadores quando perguntados sobre o que vão fazer com o fim daquele lugar.

O tema meio ambiente é ressaltado no filme, além das condições de vida dos catadores que vivem do que catam nos lixões do Brasil. Essa obra ajuda quem vai prestar um concurso relacionado a meio ambiente e quer uma visão diferente sobre o assunto.

A vida é bela

A vida é bela é um clássico ambientado durante a Segunda Guerra mundial, mostra toda a engenharia de um pai que tenta fazer com que seu filho não perceba que o país está vivendo um dos piores períodos de sua história. Tempos da realidade nazista, com perseguições, fuga, medo da morte e da violência do período.

O estudante que vai prestar um concurso voltado para história, vai ter uma boa ilustração desse período nefasto da Alemanha. Quem estudou lendo livros vai conseguir guardar melhor o conteúdo assistindo essa história marcante.

12 Anos de escravidão

Em 1841, um escravo liberto chamado Solomon Northup, que vive com sua esposa e seus filhos em paz, resolve aceitar uma oferta de trabalho que o leva a outra cidade. No caminho ele é sequestrado e acorrentado, depois vendido como um escravo. Ao longo de 12 anos ele sofre nas mãos de dois senhores, superando humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

É mais uma indicação para se contextualizar a historicamente o período da escravidão nos Estados Unidos. Além de ajudar a entender questões de direito constitucional, pois você pode ver como as leis eram aplicadas, ou não.

Trabalho interno

Esse documentário narrado por Matt Damon, revela verdade sobre a crise econômica que abalou o mundo em 2008. O tsunami econômico causou uma quebradeira geral cujo o valor e aproximadamente de US$ 20 Trilhões em prejuízo e ainda gerou desemprego para milhares de pessoas.

Esse documentário vai servir para você entender melhor como foi a crise econômica que tem reflexos até hoje. Entender as consequências de uma crise que atinge o mundo vai te ajudar com questões relacionadas ao mercado financeiro.

Margin call – O dia antes do fim     

Mais um filme que te ajuda a entender a crise econômica. A trama coloca em evidencia funcionários de uma corporação de investimentos durante um período de 24 horas, no começo da crise de 2008. Um desses funcionários tem acesso a informações que revelam a queda da empresa.

Esse assunto é visto em diversas provas de concurso, principalmente focadas nas situações de países europeus. Protestos populares, planos de austeridade, o fortalecimento dos movimentos de extrema direita, xenofobismo, são questões que podem aparecer nos testes.

Quebrando o tabu

Os Estados Unidos levaram o mundo a declarar guerra aos entorpecentes há 40 anos atrás, com o objetivo de deixar o mundo livre das drogas. Mas, parece que os problemas causados nos indivíduos e na sociedade só cresceram. Fortalecimento de redes criminosas, tráfico internacional, violência, são situações que se expandiram com o passar do tempo.

Com essa reflexão sobre esse assunto, você vai estar preparado para questões referentes a descriminalização das drogas, de como o Estado pode enfraquecer esses grupos de traficantes. O filme fala do contexto do Brasil, as ações policiais, a epidemia de crack, que aparecem em algumas provas de concurso.

Lembre-se que para poder ter a ajuda dos filmes em seus estudos, você precisa se dedicar nas teorias. Os filmes vão ajudar apenas para que você trabalhe, de um modo mais tranquilo, relaxado, os conteúdos na sua cabeça.

Alternativas para estudar são sempre bem-vindas, filmes, livros, tudo que puder acrescentar para que você se concentre no seu objetivo, vão ser relevantes para que você obtenha sucesso.

 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.