2 hábitos que você precisa mudar para ser aprovado no concurso público

Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar da dificuldade que entrar em um concurso público representa, a cada dia que passa ele é uma das opções mais procuradas pelos trabalhadores brasileiros, que buscam uma oportunidade de emprego que garanta estabilidade, principalmente em momentos de insegurança.

Em grande parte, o atual aumento na procura por concursos públicos acaba sendo uma consequência da crise econômica que toma conta do país e que não dá sinal de ir embora tão cedo.

Por conta disso, uma série de empresas do setor privado acabaram se vendo obrigadas a realizar diversos cortes de gastos e também de pessoal para continuarem funcionando e não se verem obrigadas a fecharem as portas.

Tudo isso acaba gerando um clima de instabilidade e de insegurança muito grande para o trabalhador, que acaba encontrando na iniciativa pública uma saída segura.

Afinal de contas, a verdade é que com crise ou sem crise as contas vão continuar chegando para serem pagas todos os meses, de forma que ter a garantia de um salário é essencial para assegurar que as finanças estejam sempre em ordem. Algo que apenas o serviço público pode oferecer, já que não há garantias de estabilidade no setor privado.

Mais ainda, há aqueles que buscam o setor público por contas das vantagens que ele oferece e que vão além da estabilidade empregatícia, que ainda permanece como uma das características mais conhecidas do setor privado.

Vantagens essas que se manifestam sob a forma de salários altos, que são mais interessantes do que aqueles oferecidos pelas mesmas ocupações dentro do setor privado -, benefícios vantajosos e também condições especiais no mercado, como facilidade na hora de conseguir empréstimo e também taxas de juros mais baixas na hora de realizar financiamentos.

Como se não bastasse, há ainda aquela parcela da população que busca no serviço público uma oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida. Isso porque lá as jornadas de trabalho são bem respeitadas, algo que raramente acontece no serviço privado, no qual horas extras fazem parte da rotina de praticamente todos os colaboradores.

Porém, engana-se quem pensa que é fácil conseguir um lugar para chamar de seu dentro da iniciativa pública. Isso porque conseguir ser aprovado em um concurso público é algo que exige muito estudo e dedicação, já que eles acabam realizando a combinação entre provas complexas e uma concorrência absurda, principalmente quando falamos de cargos com salários mais altos, nos quais a concorrência é ainda maior.

Por isso mesmo, para conseguir ser aprovado é preciso cultivar uma série de hábitos que impulsionem os estudos e que ajudem na sua preparação. Caso contrário, você vai acabar ficando para trás e não vai conseguir pegar a vaga que você tanto deseja para começar a sua carreira no setor público.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma pequena lista com uma série de hábitos que você deve deixar para trás agora para conseguir ser aprovado no concurso que deseja. Afinal de contas, quando falamos de concursos nunca é cedo demais para começar a se preparar.

A procrastinação é o oposto da aprovação

Um dos mais comuns, e também um dos mais prejudiciais, hábitos de quem deseja prestar um concurso é estar sempre procrastinando. Isso acontece porque é realmente uma tarefa difícil conseguir obter disciplina para sentar e estudar todos os dias, de forma que a tarefa acaba sendo adiada para um depois que nunca chega.

Apesar de ser algo bastante comum, a procrastinação é um dos piores hábitos que um concurseiro pode ter.

Isso porque é preciso ter em mente que a sua concorrência, no momento em que você está na cama pensando que vai deixar o estudo de hoje para amanhã, está concentrada nos livros e ganhando o potencial e o conhecimento que vão ser precisos para superar você na prova.

Em um concurso, principalmente aqueles que são mais disputados, você precisa ter a consciência de que só vai conseguir a vaga que deseja se for o melhor. E não é procrastinando que você vai conseguir aprender tudo o que precisa aprender até a data da sua prova.

Por isso mesmo, todas as vezes em que pensar em procrastinar, pense em seu objetivo, imagine a si mesmo trabalhando no cargo que deseja, respire fundo e comece a fazer o que você precisa fazer sem deixar para depois.

Deixe as redes sociais de lado (ao menos por um tempo)

Ao lado da procrastinação as redes sociais aparecem como as grandes vilãs do estudo de preparação para concursos e acabam tendo uma influência bastante negativa na sua preparação e também nos seus resultados. Isso porque elas são um elemento de muita distração em um momento no qual você deveria estar completamente concentrado.

Dessa forma, a interrupção constante causada pelas redes sociais em seus estudos acaba fazendo com que você perca o seu rendimento, que seja menos produtivo e que também acabe tendo problemas na hora de absorver o conteúdo estudado, já que não vai estar completamente concentrado naquilo que está fazendo.

Por isso mesmo, para se concentrar nos estudos, desligue o celular ou o mantenha longe de você no período que sentar para estudar. Dessa forma você não vai se sentir tentado a dar aquela olhadinha no celular, no WhatsApp ou no Facebook que só atrapalham os seus estudos e acabam tomando seu tempo.

Mais ainda, deixando esse hábito de lado você vai passar a estudar com mais intensidade, o que vai aumentar cada vez mais as suas chances de ser aprovado no concurso que você deseja.

Outra dica bastante importante é trocar as redes sociais por períodos de leitura, que são mais descontraídos do que o estudo propriamente dito e que vão ajudar em muito na bagagem que você vai precisar ter para ser aprovado na vaga que prestar.

Por isso mesmo, deixe as redes sociais para os momentos de tempo livre, mas mantenha o celular longe do seu local de estudos. Pode ter certeza que isso vai fazer uma diferença enorme na sua rotina de estudos.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.