2 formas de estudar para entrar na academia Barro Branco

Tempo de leitura: 5 minutos

Para muitas pessoas, um concurso público pode representar uma chance de mudar de vida e também uma oportunidade de fugir dos índices crescentes de desemprego do país, que aumentam a cada mês por conta da crise que o país tem enfrentado nos últimos tempos e que não tem sinal de ir embora tão cedo.

Mais ainda, eles podem ser uma chance de obter a tão desejada estabilidade empregatícia, os bons salários – principalmente em comparação com aqueles que são oferecidos pelo setor privado para as mesmas ocupações -, os bons benefícios que representam um acréscimo ao salário, as condições diferenciadas de mercado no que diz respeito a empréstimos e financiamentos e também a jornada de trabalho que é bem respeitada, fundamental para quem deseja com os concursos uma maior qualidade de vida.

Porém, para outros, mais do que apenas uma escolha, os concursos representam a única opção para se conseguir ingressar em uma determinada carreira.

E é exatamente isso o que acontece com quem deseja prestar o concurso para o Barro Branco, que nada mais é do que uma das mais importantes academias de formação de cadetes do país, que é voltada para a formação de profissionais para a carreira militar.

A Academia de Polícia de Militar do Barro Branco é uma instituição que é voltada para a formação de profissionais voltados para o exercício de atividades militares dentro do estado de São Paulo. Como a formação na academia é extremamente visada e disputada, é natural que os concursos para a admissão no local sejam absurdamente disputados, de forma que não é todo mundo que consegue uma oportunidade dentro da Barro Branco.

A academia funciona em regime de internato, de forma que os cadetes em formação moram no mesmo lugar onde estudam. Após conquistarem o seu título oficial e terminarem a sua formação, os cadetes ainda entram em contato, por meio da academia, com estágios e cursos de especialização. Dessa forma, a academia acaba sendo um dos lugares mais respeitados no que diz respeito à educação militar do país.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós trouxemos aqui uma pequena lista com uma série de dicas que vão ajudar você a estudar para conseguir uma aprovação na academia de Barro Branco e conquistar a sua carreira militar.

Prepare-se como para um vestibular

Quem já prestou vestibular sabe que encarar a prova não é tarefa fácil. Afinal de contas, provas de vestibulares, além de bastante difíceis, acabam sendo também bastante extensas, de forma a verdadeiramente testar os conhecimentos dos candidatos ao máximo e selecionar apenas os melhores para as vagas disponíveis.

Se você já prestou vestibular uma vez, então consegue ter uma ideia básica de como funciona a prova de ingresso em Barro Branco. Isso porque a avaliação teórica realizada pela academia de cadetes é bastante parecida com aquela que é realizada pelos grandes vestibulares do país para o ingresso nas universidades mais disputadas.

Dessa forma, a prova escrita para o ingresso em Barro Branco é composta por 80 questões que são divididas entre diversas disciplinas. São elas matemática, língua portuguesa, geografia, inglês ou espanhol, sociologia, filosofia e história.

Portanto, se você ainda não começou a estudar, pegue nos livros e se concentre, pois a dificuldade para conseguir entrar em Barro Branco é a mesma para você conseguir entrar em um curso concorrido da USP, por exemplo.

Por isso mesmo, para pessoas que estejam interessadas em prestar o concurso para Barro Branco, uma boa pedida é realizar pelo menos por um semestre, um curso preparatório para vestibular, pois ele vai dar uma ótima base para a realização da prova e vai ajudar e muito na hora dos estudos. Afinal de contas, só quem já estudou sozinho em casa sabe a dificuldade que é realizar tal feito.

Prepare a mente, mas não esqueça do corpo

A Academia Barro Branco busca selecionar apenas os melhores e mais aptos candidatos para participar da força militar brasileira.

Dessa forma, o processo de seleção não envolve apenas uma etapa para avaliar o intelecto dos candidatos, mas também uma etapa para avaliar as condições físicas dos selecionados, de forma a verificar se estes estão aptos para os treinamentos que irão receber.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que você deve estudar e treinar a mente, é também preciso treinar o corpo de forma a não ser pego de surpresa na hora dos testes físicos e acabar desclassificado do processo seletivo.

É importante que a preparação seja realizada com antecedência e com o acompanhamento de um profissional, de forma a melhorar o seu aproveitamento e também evitar lesões.

A prova prática para o ingresso em Barro Branco basicamente vai requerer a realização de uma série de testes físicos que buscam verificar o condicionamento do corpo do candidato, de forma a selecionar apenas aqueles que são mais aptos. Portanto, treinos que envolvam o desenvolvimento de força e de resistência corporal são uma boa pedida para se preparar para a prova.

Também é importante ressaltar, para que você não acabe perdendo tempo prestando algo que não vai poder assumir, é importante que você se atente aos pré-requisitos necessários para o ingresso como um cadete em formação na Academia de Barro Branco. Caso você não se encaixe nos requisitos, por melhor que tenha se saído nas provas, não vai poder se matricular.

Para participar do processo de seleção de Barro Branco é importante que, caso você seja homem, tenha uma altura mínima de 1,65 m. Já se você é mulher, a altura mínima exigida é de 1,60 m. Além disso, é também preciso ter idade entre 18 anos e 26 anos. Quem estiver fora desses parâmetros não vai ser considerado apto para a participação no processo de seleção.

Leve tudo isso em consideração, concentre-se nos estudos e tenha bastante claro em sua mente quais são os seus objetivos. Dessa forma, você tem tudo para dar certo e vai aumentar as suas chances de conseguir uma vaga na disputada Academia de Barro Branco.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.