2 Alimentos que você deve evitar antes das provas

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada dia que passa os concursos públicos vem sendo mais procurados pela população que deseja uma forma diferenciada de ter acesso a um bom emprego.

Isso porque, com a crise econômica que estamos vivendo e que não tem previsão para ir embora, as pessoas vêm buscando uma opção que traga estabilidade em um período tão instável e que ofereça a possibilidade de fugir de fazer parte das estatísticas que mostram que o número de desempregados do país – de todas as escolaridades – só aumenta a cada dia que passa.

Afinal de contas, esteja a crise ruim ou não, a verdade é que as contas não vão parar de chegar e é preciso ter uma garantia de que elas sempre vão ser pagas. E é exatamente essa a segurança que os concursos oferecem, afinal de contas, a estabilidade empregatícia é, sem dúvida alguma, a característica mais procurada e conhecida dentro de cargos oferecidos pela iniciativa pública.

Mais ainda, há também a questão dos bons salários, que costumam ser maiores do que aqueles que são oferecidos dentro da iniciativa privada, e também de ótimos benefícios, que são somados ao salário e variam de empresa para empresa e de cargo para cargo.

Como se não bastasse, há também a questão da jornada de trabalho, que no serviço público é bem respeitada, ao contrário do que acontece na iniciativa privada, na qual horas extras praticamente fazem parte da rotina do trabalhador.

Tudo isso faz com que, mais do que segurança e estabilidade, o colaborador encontre dentro do serviço público uma forma de ter uma melhor qualidade de vida. Porém, para conseguir usufruir de tudo isso é preciso conseguir ser aprovado em um concurso do interesse, algo que não é muito simples de ser feito, principalmente se o que você deseja é um espaço entre os cargos de salários mais altos, que costumam ser mais concorridos.

E só quem já prestou algum concurso sabe que as provas não são simples e que são os detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de ter um bom desempenho ou não. E um desses detalhes que muitas vezes passa despercebido e que pode causar sérios problemas de rendimento, prejudicando o seu desempenho final na prova é o que você come.

E é exatamente pensando nisso que nós separamos aqui uma pequena lista com uma série de alimentos que você deve evitar antes de fazer a prova para um concurso público, tudo para garantir que a sua alimentação não vai prejudicar o seu desempenho na hora da prova, pelo contrário, que ajude você a se concentrar e se sentir mais confortável de forma a ter o melhor desempenho possível.

Feijoada

A feijoada é um dos maiores e melhores exemplos sobre o que não se deve comer antes da prova de um concurso público, bem como qualquer comida que seja pesada. Isso porque comidas pesadas, como a feijoada, exigem um maior esforço para o processo de digestão, o que significa que após comer este tipo de comida, o seu fluxo sanguíneo vai aumentar na região do estômago para que o seu corpo consiga digerir o que você comeu.

Como consequência, o fluxo cerebral vai acabar diminuindo, o que vai fazer com que o seu desempenho acabe caindo. Tudo porque como resultado você vai ter o cansaço físico e mental manifestado de forma mais intensa e mais rápida, bem como vai sentir muito sono.

Tudo aquilo que você não deseja sentir em um momento no qual a concentração deve ser a palavra chave. Por isso mesmo, deixe a feijoada para depois da prova, pois antes dela você pode ter sérios problemas de concentração e acabar tendo o seu desempenho reduzido só por conta do almoço que teve.

Alimentos industrializados

Outro tipo de alimento que vale a pena ser evitado antes de provas importantes, como a do concurso público, é aquele que é puramente industrializado, como salgadinhos. E isso se dá por dois motivos diferentes, sendo que ambos vão acabar prejudicando o seu desempenho, podendo fazer com que você perca aquela vaga que tinha todas as chances de conseguir.

Isso porque alimentos industrializados podem ser responsáveis por causar diversos desconfortos intestinais durante a hora da prova que são bastante incômodos e que podem acabar prejudicando a sua concentração em um momento importante e também porque este tipo de alimento costumar possuir muita gordura em sua composição.

Isso significa que, assim como acontece com a feijoada, você vai ter o seu processo de digestão dificultado. Como consequência, o fluxo sanguíneo vai aumentar na região do estômago e diminuir na região do cérebro, que é onde ele realmente vai precisar estar em momentos como este. Como resultados você vai ter apenas muito sono e maior cansaço físico e mental, as últimas coisas que você quer sentir na hora de prestar um concurso.

Bebidas energéticas

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é indicado ingerir bebidas energéticas e café em excesso antes de provas importantes, principalmente para pessoas que não têm o hábito de consumir este tipo de bebida com frequência.

Isso acontece porque bebidas como café são responsáveis por estimular o movimento peristáltico, ou seja, soltar o intestino, o que pode acabar fazendo com que você tenha uma bela dor de barriga na hora da prova, ao contrário de apenas ficar mais acordado, de acordo com a intenção inicial.

Mais ainda, você pode ficar ligado demais e acabar ficando desfocado, tendo a sua capacidade de foco e concentração reduzidas, algo que também não é nada interessante no momento de uma prova importante.

Porém, se o café ou o energético já fazem parte da sua rotina eles estão liberados, porém sempre em quantidades moderadas. Caso contrário, o efeito causado vai ser exatamente o oposto daquele que você planeja obter.

Quando falamos de concursos todo cuidado é pouco. Por isso mesmo invista em uma alimentação leve e balanceada nos momentos anteriores à prova, tudo para garantir que o seu estômago não atrapalhe a sua concentração, que é tão importante naquele momento.

2 Alimentos que você deve evitar antes das provas
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.