15 livros que vão te ajudar a passar nos concursos para advogados

Tempo de leitura: 6 minutos

A carreira pública é atraente para muitos por oferecer estabilidade e progressão salarial. No caso dos formados em Direito, a chance de se tornar um advogado da união, defensor público, promotor ou até juiz pode parecer extremamente atraente.

Entretanto, para que se possa exercer esse tipo de cargo, é necessário passar no temido concurso público. Para isso, é necessário estar atento aos editais publicados pelos órgãos que promovem as provas, e é claro, estudar o material correto.

Muito mais do que conhecer a Constituição Federal, o candidato deve ter habilidade para produzir e reconhecer reflexões oriundas desse texto, e de assuntos específicos pertinentes a cada área de atuação, como o Código Penal, por exemplo.

Vejamos então alguns livros para concursos de advogado que podem ser seus companheiros de estudo e te ajudar a chegar ao cargo público dos seus sonhos.

1. Direito Administrativo

Conhecido por ser a inspiração para questões de muitos concursos conhecidos, esse livro de Marya Sylvia Zanella di Pietro é sem dúvida imprescindível para quem deseja entender melhor sobre direito administrativo.

2. Manual de Direito Administrativo

Obra voltada especificamente para quem deseja prestar concursos públicos, esse livro de Alexandre Mazza tem abordagem extremamente didática para que o conteúdo possa ser absorvido rapidamente.

Indicação perfeita para quem não tem muito tempo até a prova do concurso, Mazza também produziu “Direito Administrativo – Audiobook: Aprenda Ouvindo”, ideal para quem não tem muito tempo para estudar.

3. Direito Administrativo Descomplicado

Outro livro voltado para quem deseja estudar para concursos públicos, esse livro de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino é tão dinâmico quanto uma aula de direito administrativo. 

Didática e clareza se destacam em uma obra que aborda todos os tópicos relacionados à área, e ainda cita e discute editoriais e exercícios de concursos. Sem dúvida um livro com grande potencial para ser o melhor amigo dos advogados que desejam um cargo público.

4. Direito Constitucional Descomplicado

Dos mesmos autores de Direito Administrativo Descomplicado, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, o livro preserva as mesmas características positivas: didática, dinâmica, clareza e precisão.

O livro aborda os principais assuntos que aparecem nos concursos mais importantes do país, e também deve ser considerado livro de cabeceira para quem presta concursos nessa área.

5. Direito Constitucional Esquematizado

Também considerado uma das melhores indicações para quem deseja prestar concurso, o livro de Pedro Lenza apresenta linguagem simples, didática e adequada, trazendo questões de concursos públicos. Sem contar os inovadores gráficos visuais, que fazem com que o conteúdo seja melhor assimilado e absorvido.

6. Curso de Direito Constitucional

Escrito por Gilmar Mendes e Paulo Gustavo Gonet, o livro é conhecido pelo sucesso em vendas na área Jurídica e por ter recebido o prêmio Jabuti em 2008.

Os autores, membros do Tribunal Federal e do Ministério Público respectivamente, colocam toda sua experiência nesses órgãos no conteúdo desse livro. Sem dúvida um dos mais completos em relação a direito constitucional.

7. Comentários à Constituição do Brasil

Escrito por uma gama de autores, Gilmar Ferreira Mendez, Lenio Luiz Streck, Ingo Wolfgang, Léo Ferreira Leoncy e Gomes J.J. Canotilho, o livro é considerado único na área. Os autores comentam todos os dispositivos da Constituição Federal Brasileira. O livro é imprescindível para quem deseja entender melhor a constituição e almeja cargos de maior importância. 

8. Direito Constitucional – Teoria, história e métodos de trabalho.

Essa obra, escrita por Cláudio Pereira de Souza Neto e Daniel Sarmento, tem objetivo de conectar áreas de forma simples e descomplicar discussões densas teóricas, tornando-as acessíveis.

Traz reflexões historias e filosóficas e é importante não só para aqueles que desejam prestar concurso, mas para qualquer profissional da área jurídica que deseja ter um entendimento mais profundo da prática constitucional no Brasil. 

9. Direito Financeiro – Esquematizado

A nova edição desse livro de Tathiane Piscitelli preserva o conteúdo da edição anterior – intitulado apenas Direito Financeiro – mas traz uma nova abordagem, muito mais clara e didática, estruturando o funcionamento dessa matéria com esquemas visuais pertinentes.

A linguagem continua didática e descomplicada, passando por questões práticas e profundas do direito financeiro no Brasil.

10. Código Penal Comentado

Esse livro de Rogério Greco traz discussões pertinentes quanto as principais leis do direito penal brasileiro. É considerada uma obra extremamente completa, e é essencial para quem deseja prestar concurso na área de direito penal, já que faz parte da bibliografia das provas mais importantes do país.

11. Curso de Direito Penal – Volumes 1, 2 e 3

Também escrito por Rogério Greco, é uma obra reformulada em três volumes que contempla todos os artigos do Código Penal e analisa profundamente cada um deles. Por ser uma obra mais longa, é mais indicada para candidatos que tenham um tempo maior para estudar.

12. Direito Processual Civil Esquematizado

Mais um da linha de livros esquematizados, dessa vez escrita por Marcus Vinicius Rios Gonçalves, essa obra tem suas bases no Código de Processo Civil. Nesse livro o autor demonstra as influências do Novo Código de Processo Civil, o tornando imprescindível para quem deseja entender a prática do direito civil.  Além disso traz linguagem didática, já que também é voltado para quem deseja prestar concurso público.

13. Curso de Direito Processual do Trabalho

Extremamente atual, essa obra de Carlos Henrique Bezerra Leite é considerada uma obra de consulta para todos os tipos de profissionais, por ser extremamente completa em relação a área de direito trabalhista.

É importantíssima para quem deseja conhecimento aperfeiçoado da área e engloba todos os assuntos relacionados à área que são mencionados nos principais concursos do país.

14. Direito Tributário Essencial

Oriundo das experiências de Eduardo Sadbbag, autor com anos de vivência no meio tributário e de concursos públicos, o livro tem linguagem simples e didática, trazendo conteúdo completo e aprofundado.

A obra se diferencia por trazer junto ao texto questões dos principais concursos públicos da área jurídica.

15. Lições de Direito Econômico

Inovador por trazer novas reflexões e questões ainda não abordadas na área, esse livro escrito por Leonardo Vizeu Figueiredo é bibliografia obrigatória para muitos concursos. Além de trazer discussões, traz também o conteúdo completo para o entendimento do direito econômico.                                                                                                                                                                                 

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.