13 dúvidas que todo mundo tem de história e geografia

Tempo de leitura: 6 minutos

Matérias como essas estão quase sempre presentes em concursos, mas falar sobre dúvidas de história e geografia é primeiramente falar de temas essenciais, afinal, já estamos cansados de saber que cada um tem dificuldade e facilidade com algo, só que existem pontos que estão sempre presentes em provas e que vale a pena ser relembrado. 

Dúvidas de história e geografia podem ser muitas, porque essas duas matérias são extensas e normalmente a gente não aprende apenas da história ou geografia local, é algo mundial.  

É por isso que, hoje, vamos falar das dúvidas de história e geografia de forma explicativa, separamos aqui matérias que devem ser conhecidas obrigatoriamente por um concurseiro. 

13 dúvidas de história e geografia que devem acabar 

História: 

1- Sobre a Revolução Francesa 

A Revolução Francesa é a representação do fim do absolutismo na França e em toda a Europa. O movimento nasceu devido a infelicidade do povo em relação as crises sociais e políticas que pertenciam a um sistema que eles não podiam participar.   

2 – Sobre o Feudalismo 

É bom relembrar que esse período ainda sofria forte influência da Igreja Católica. O Feudalismo era um sistema da Europa Ocidental, que era uma sociedade estamental que obtinha as suas próprias características políticas, sociais e econômicas.  

3 –  Sobre as civilizações pré-colombianas: os astecas, maias e incas 

O necessário é entender como e foi e quais foram os impactos que os europeus causaram nessas civilizações, e também como os astecas, maias e incas influenciaram a cultura ocidental. Uma boa dica é observar o trabalho forçoso na América Espanhola, que é bem baseado na civilização inca. 

4 – Sobre a Colonização Mercantilista 

A colonização mercantilista foi a prática econômica da era do absolutismo. É extremamente importante saber isso para conseguir entender a lógica do Brasil Colônia, pois o processo de Escravidão da mão de obra negra é resposta desse processo.   

5 – Sobre a Independência do Brasil 

A independência do Brasil teve um processo grande, tão grande que aprendemos a respeito desde a quarta série (ou antes). Porém, os pontos principais que mais aparecem em provas são sobre o fim da política mercantilista e a crise do antigo sistema colonial.  

Também vale a pena estudar sobre a abertura dos Portos em 1808 e o período Joanino.  

6 – Sobre o Segundo Reinado (Era de D. Pedro II) 

O que saber desse período: sobre o ciclo do café (São Paulo e Minas Gerais), foi o que movimentou por bastante tempo a economia; sobre a Guerra do Paraguai, que durou até 1870; e sobre a Abolição da Escravatura, conhecida devido a introdução da Lei Áurea em 1888.  

7 – Sobre a Ditadura Militar 

Tema que aparece em todas as provas que pedem o conhecimento de História, foi um marco triste na história de nosso país, que não deve ser visto de maneira alguma como algo bom. Por ser um processo não muito antigo ainda possui diversas opiniões pessoais, mas lembre-se que fatos históricos são o que contam na hora da prova. 

Na hora da prova será bem comum se deparar com dúvidas a respeito sobre como conceituar o golpe de 1964, sobre os atos institucionais como o AI-5 e o milagre econômico, que ocorreu durante o governo Médici.  

Uma dica é não se contentar apenas com as explicações dos livros didáticos, procure as matérias da época, elas vão te trazer uma visão geral sobre o assunto.  

8 – Sobre a Era Vargas  

Apesar de todo o populismo, é bom ter em mente que Vargas tornou-se presidente, em 1930, através de um golpe de Estado e o seu mandato aconteceu durante o Estado Novo.  

Os pontos mais marcantes desse período são o já falado populismo (alta aceitação popular) e a estatização de meios econômicos.  

Geografia 

9 – Sobre a Terceira Revolução Industrial 

Pode aparecer também como revolução tecnocientífica. Que é o processo que ainda vivemos, e só aconteceu devido a esse grande desenvolvimento da tecnologia, que teve início no período da Guerra Fria. 

10 – Globalização 

Muito se ouve sobre Globalização, mas pouco se sabe. De forma geral é o procedimento de internacionalização entre os vínculos econômicos capitalistas, que só acontece porque hoje é possível produzir mais, com o apoio das novas tecnologias, como transportes e telecomunicação. 

11 – Sobre as Potências Emergentes 

São os conhecidos Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul), esse grupo de países tornaram-se tão importantes, não só para a área econômica, que a presença deles é algo indispensável em grande parte das discussões políticas do mundo. 

O que causou isso a esses países é que com o tempo eles estão cada vez mais fortalecidos industrialmente e tecnologicamente, ademais o crescimento do mercado consumidor interno e aumento de exportação também são motivos da força da Brics. 

12 – Sobre as migrações internacionais 

Seja a respeito dos haitianos, bolivianos no Brasil ou sobre os brasileiros nos Estados Unidos ou sobre os Sírios na Europa, a migração internacional é assunto global e por isso tornou-se muito presente nas provas importantes.  

A grande dúvida normalmente é o que estudar sobre isso, então foque a respeito de xenofobia, dos novos fluxos imigratórios que estão nascendo, sobre as motivações econômicas, políticas e religiosas de tudo isso.  

13 – Sobre recursos hídricos 

Nosso país tem um potencial hídrico muito grande, o que o destaca como um dos maiores detentores desse recurso mundialmente. É por isso que questões a respeito volta e meia aparecem em concursos.  

As bacias hidrográficas, áreas sedimentares e regiões tropicais são vistas como lugares estratégicos para a produção energética renovável.  

Mais dúvidas… 

Esses foram 13 temas e seus principais pontos, a respeito de dúvidas de história e geografia. Leve em consideração que aqui listamos os assuntos que mais aparecem em todos os tipos de provas, então que provavelmente mais pessoas podem ter dúvidas.  

Porém, dê uma olhada no seu edital antes de começar de vez os estudos, eles podem conter informações que apontem o que deve ser estudado em cada matéria, mas lembre-se que, independentemente do concurso, é sempre bom ter um pequeno conhecimento sobre assuntos tão importantes como os citados acima.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.