11 livros que vão te ajudar a passar nos concursos para engenheiros

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo ano, milhões de pessoas tentam ser aprovadas em diversos concursos públicos em todo o país. Obviamente, essa procura gigantesca aumenta proporcionalmente a dificuldade em conseguir a aprovação.

Se você está iniciando sua caminhada buscando esse objetivo, já deve ter identificado um pouco dessa dificuldade. Muita coisa pode atrapalhar seu desenvolvimento e uma aprovação pode não ser atingida por falta do material adequado.

Pensando nisso, listamos nesse post 11 livros que vão te ajudar a passar nos concursos para engenheiros. Procuramos listar aqui livros que vão te ajudar de diversas formas, seja com exercícios práticos da área de Engenharia civil até livros com um cunho um pouco mais motivacional. Confira então os melhores livros para concursos de engenheiros:

1. Livro – Introdução à Engenharia – Walter Antonio Bazzo

Esse livro é uma ótima indicação para qualquer estudante de Engenharia, mesmo para que não irá prestar algum concurso público.

Como o nome já diz, ele apresenta uma introdução aos conceitos da Engenharia, com um texto simples, que facilita a compreensão.

Ele traz as principais habilidades dos engenheiros, além de propiciar ao estudante uma boa base para o desenvolvimento profissional.

Ele faz uma análise do campo de trabalho dos engenheiros, aborda desde a metodologia de um projeto a execução. Enfim, uma excelente dica.

2. Informática para concursos – Série Provas e Concursos – João Antônio

Quem já procurou saber o que é cobrado, ou mesmo já fez uma prova de concurso, sabe que uma das grandes dificuldades e a exigência, em muitos casos, de um conhecimento alto de informática.

Esse livro se propõe a resolver esse problema. Trazendo uma proposta de ensino inovadora, ele é uma grande opção para quem quer responder com facilidade as questões de informática para qualquer concurso de Engenharia do País.

3. Gramática pela prática – Ernani Pimentel

Com certeza você sabe que os concursos públicos são provas extremamente abrangentes, que exigem um conhecimento bem grande sobre diversas áreas.

Claro, nem é tão difícil de explicar, o motivo da necessidade de se estudar a literatura para uma prova de concurso público. Com isso em mente, esse livro é quase que indispensável para qualquer concurso em qualquer área.

Ele tem uma proposta de simplificar o ensino da língua português, buscando que o estudante consiga aprender o conteúdo. Com uma metodologia que se propõe a auxiliar o raciocínio do candidato.

4. Concreto Armado Eu Te Amo –Botelho, Manoel Henrique Campos / Marchetti,Osvaldemar 

Esse livro é para uma área um pouco mais específica da engenharia civil, porém é uma ótima pedida, pois é escrito de forma simples e é ideal para um concurso que demande um conhecimento mais específico.

Vale lembrar que ele engloba todos os processos envolvendo construções de até 4 andares, que constitui a maioria das casas brasileiras.

5. Concursos públicos e exames oficiais – Rogerio NeivaAtlas pinheiro

O autor desse livro professor de curso preparatório e conhece a demanda dos concurseiros. Ele busca ajudar o candidato a se preparar para qualquer prova, com uma metodologia que exige do leitor a busca pela racionalidade e eficiência.

Ele busca unir o lado emocional e o lado racional, para que os dois trabalhem juntos e potencialize o resultado do concurseiro. 

6. Engenharia Civil 1 – Col. Perito Criminal Federal – Silva,Ben-hur de Albuquerque e / Lüke,Washington

Essa obra busca ser uma espécie de compilação dos temas mais frequentes da Engenharia civil em concursos do Tribunal da união e da Polícia Federal.

Sendo assim, mesmo para quem não faz um curso de Engenharia Civil mas busca conhecimento da área, pode consultar esse livro.

7. Como passar em provas e concursos – Willian Douglas

Já são 29 edições desse livro, com mais de 200 mil exemplares vendidos. Isso faz com que esse livro seja um dos mais conhecidos de quem se prepara para prestar concurso público.

O sucesso não é à toa, ele possui uma série de esquema e técnicas de fácil aplicação para qualquer área de atuação. São mais de 500 páginas de um belíssimo conteúdo. Possui também conselhos de especialistas na área.

8. Matemática e Lógica para Concursos – José Luiz de Morais

Talvez se se você já faz algum curso superior de Engenharia, pode achar que não precisa mais estudar o básico da matemática.

Mas, nunca é demais relembrar o que já aprendeu e estar cem por cento preparado para qualquer desafio.

Além disso, esse livro traz uma metodologia interessante que pode ajudar seu raciocínio lógico que, claro, é uma parte importante de qualquer prova para concurso público.

9. A disciplina de um maratonista/Lições de vida, corrida e concurso – José Wilson Granjeiro

Com certeza você já ouviu falar que concurso é igual a uma maratona. Desde a decisão de realizar a prova até o dia de prestar o concurso.

É uma infinidade horas de estudo, motivadas pelo sonho de conseguir uma vaga em algum cargo público com estabilidade, um bom salário e outros benefícios.

Nisso que esse e-book vem ajudar, como se preparar para essa maratona, e o principal, como chegar ao final como um vencedor. Vale a leitura antes e depois de realizar a prova.

10. Transformando suor em ouro – Bernardo Rocha de Rezende (Bernardinho)

Imagine ouvir a história de um dos mais bem-sucedidos esportistas da história do Brasil e do mundo, contada por ele mesmo. Aprender seus métodos de trabalho, e descobrir como ele se tornou o homem mais vitorioso do Vôlei nacional.

Isso é o que esse livro lhe proporciona, a história do técnico Bernardinho. Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com Engenharia civil.

Mas, faz todo sentido, pois o desafio de um concurso público vai além das especificações da prova. É um desafio que afeta sua vida, e nada melhor que ouvir de um dos mais vitoriosos do esporte come ele fez para vencer os desafios da sua vida.

Com certeza você já ouviu diversas dicas sobre como se preparar para o concurso público, agora que você já sabe os melhores livros que você deve ler, estude bastante e boa sorte.

Sobre Blog Concursado

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo Blog Concursado que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.