11 coisas que você não deve fazer no dia de prova

Tempo de leitura: 6 minutos

Meses de preparação e às vezes anos, o dia da avaliação chegou e seria muito interessante que você, além de ter concentrado para ter seu melhor desempenho, se prevenisse com uma série cuidados para que seu resultado após as provas seja um dos mais satisfatórios. Ter uma lista das coisas que você não deve fazer no dia da prova é imprescindível.

Aumentar as chances de ter um resultado positivo não é mal nenhum. Ter em mente a sequência de práticas corretas para que no final, a aprovação seja o objetivo alcançado. E na mesma linha, se de repente escolher uma tática errada durante o processo seletivo, pode muito bem fazer com que as consequências sejam ruins.

 

11 coisas que você não deve fazer no dia de prova

 

Enumeramos uma lista de práticas que você não deve fazer no dia de prova que podem garantir com que seu desempenho durante a prova seja o melhor possível. Evite ao máximo realizar qualquer dessas coisas listadas abaixo, porque elas vão delimitar suas condições, fazendo com que aquele processo seletivo tenha uma dificuldade ainda maior.

Algumas coisas são bem óbvias e de conhecimento geral das coisas que você não deve fazer no dia da prova, como por exemplo tentar colar as respostas de um concorrente próximo, mas traremos situações mais simples que devem ser evitadas para que seu objetivo seja alcançado. São elas:

1. Estude nos meses que antecedem à prova, nunca no dia

Como assim? Realmente acredita que terá mais chances de passar do que uma pessoa que passou meses se preparando, se você deixou para analisar o conteúdo da avaliação justamente no dia da prova?

O máximo aceitável é que momentos antes uma revisão breve seja feita e que dure no máximo 30 minutos para não sobrecarregar e provocar ansiedade, mas tentar em meia hora aprender tudo o que deve ser feito em três meses (ou até mesmo seis meses) é praticamente inaceitável para quem quer uma aprovação.

2. Se for para sair de casa tarde, nem vá!

Primeiro: acorde cedo! Você terá todos os dias da semana para acordar mais tarde, mas não poder arriscar se atrasar neste dia. Segundo: Tantos outros momentos para resolver coisas diversas, não deixe que isso faça você sair sem uma margem de segurança de tempo; resolva depois! Das coisas que você não deve fazer em dia de prova, esta é uma das que com certeza te dão a maior chance de se atrasar e até mesmo perder o horário da avaliação.

Você tem que chegar antes, uma hora de folga é o essencial. Ajuda o cérebro a lidar bem com a ansiedade. Além do mais, muitas variáveis não dependem de você: trânsito, chuva, atrasos de transporte público, entre outras.

3. Não se alimentar antes da prova

Se você precisa participar de um processo seletivo, o que não deve fazer em dia de prova é ignorar as necessidades básicas do seu corpo. Ir para a prova de estômago vazio, pode causar tonturas, sonolência, fraqueza e acabar com o seu foco e sua concentração.

4. Se alimentar mal antes da prova

Tão ruim quanto não comer antes de ir realizar uma avaliação, comer alimentos gordurosos demais com alto teor de sódio e açúcar, faz com que o rendimento também caia por conta da carga que é dada ao corpo para lidar com esse tipo de alimentação. Além disso, com todo o estresse provocado pela situação, as chances de passar mal durante a prova aumentam.

 5. Não tente um caminho novo

Por mais que o caminho seja conhecido, por mais que você já tenha ido diversas vezes ao local de prova, das coisas que você não deve fazer em dia de prova é experimentar um caminho novo no dia em que precise participar de um processo seletivo. O risco de não encontrar o local ou de se atrasar aumenta vertiginosamente.

6. Usar roupas que te incomodam ou que te deixam acomodado demais

Usar uma roupa desconfortável atrapalha seu foco. Tente não usar uma roupa que esquente demais ou que aperte locais incômodos no seu corpo. Usar peças que proporcionem conforto é importante para não atrapalhar o seu desempenho no teste.

Ao mesmo tempo, você não pode ir de pijama realizar a prova. Não há uma regra nos editais e regulamentos que destaquem isso e nem é o problema direto. Quando usamos roupas confortáveis demais nosso cérebro começa a achar que podemos relaxar ao máximo.

Então, uma questão que normalmente você resolveria em 1 ou 2 minutos, acaba passando dezenas de minutos para resolver. 

7. “Fazer academia” antes da prova

Tudo bem que os exercícios físicos são muito bons para o corpo e a mente, mas você não deve fazer em dia de prova. Antes de uma avaliação, praticar atividades físicas pode deixar você cansado, distraído e qualquer lesão pode fazer com que você perca o processo seletivo.

8. Beber antes da prova

Bem, lógico que não estamos falamos de se hidratar, não é mesmo? É óbvio que bebidas alcoólicas alteram a percepção da realidade desde o mínimo percentual etílico no sangue. Então é perfeitamente dizer plausível dizer que se quiser ser aprovado, você não deve fazer em dia de prova.

9. Nunca fique sem dormir na noite da véspera de uma prova

Por mais que você esteja ansioso e queira ter a certeza da aprovação, não vai te fazer bem passar a noite em claro estudando ou fazendo quaisquer outras atividades. Guarde a noite anterior para ter um sono tranqüilo, pois uma noite bem dormida dá ao cérebro a capacidade de fixar melhor os assuntos. Estar descansado e com as energias carregadas para a prova pode ser a diferença entre um resultado positivo ou negativo.

10. Deixar o celular ligado

Imagine só: meses e meses de preparação, você chega no local de prova no horário, está se sentindo confiante e preparado, recebe o conteúdo e por algum motivo, esqueceu o celular no bolso e ligado ao invés de desliga-lo e entrega-lo para o fiscal. Uma lástima, não é? Pois terá jogado no lixo todo o tempo de estudo, porque sua prova será anulada. Pensa que é impossível um conhecido ou familiar ligar para você exatamente no momento da avaliação? Pense de novo!

11. Confira e separe toda a documentação um dia antes

Não corra o risco de jogar fora todos os seus esforços por deixar de fazer uma conferencia simples. No dia anterior, confira todos os documentos que serão necessários para o dia da prova, aproveitando para separar a caneta de cor correspondente à solicitada no edital.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.