10 formas de manter a calma e o foco durante os estudos

Tempo de leitura: 5 minutos

Estudar nos dias atuais tem se tornado a cada minuto uma tarefa mais difícil. São as notificações das redes sociais, mensagens no celular, e-mails, o trabalho, as atividades que devem ser feitas no dia a dia, isso quando você não tem funções a cumprir com a família como cuidar da casa e dos filhos, ajudar com a limpeza e muito mais.

Com esse mar de distrações e esse monte de coisas para fazer no dia a dia você começa a perder o foco nos estudos e a preguiça acaba tomando conta.

Quando você percebe, está se afogando num mar de conteúdo atrasado, entra em desespero e acaba desistindo de estudar de uma vez. Agora que o carnaval já passou você não tem mais desculpas. Nesse artigo você vai aprender 10 maneiras de manter a calma e o foco durante os estudos o que vai resultar em um processo de aprendizagem muito mais efetivo e muito menos desgastante para você.

Dicas e truques

Existem inúmeras coisas que você pode fazer para manter a calma e o foco durante os estudos, principalmente para quem estuda para concurso. Segue abaixo uma lista de dicas para você.

1. O ambiente ideal

Todo mundo sabe que o ambiente pode influenciar muito no seu desempenho durante os estudos mas é sempre bom reforçar. Procure um ambiente calmo, silencioso e bem iluminado que também não esteja cheio de distrações, dessa forma é muito mais fácil você manter o foco naquilo que você está fazendo.

2. Desligue aquilo que não for importante

Com a tecnologia estamos expostos a muito mais distrações. Mas se desligar completamente o celular e o computador para você é muito perigoso, pois você pode perder uma ligação importante, ou alguma mensagem do trabalho, desligue tudo aquilo que não for extremamente necessário.

Se possível, deixe o seu celular no silencioso, não no modo vibração, assim, quando você fizer uma pausa você olha o que você recebeu e resolve os assuntos mais importantes de uma vez.

3. Faça pausas

O cérebro humano funciona em picos. Isso funciona mais ou menos da seguinte maneira: começar a estudar e manter o foco é muito difícil no começo, aí do nada as coisas fluem melhor e o estudo começa a render mais para no fim você ir desacelerando.

Dessa maneira, não adianta se forçar a estudar 15 horas direto, você só vai estar forçando demais o seu cérebro e causando um desgaste físico e emocional que pode ser evitado.

4. A alimentação também é importante

Cuidado com aquilo que você come antes de estudar e durante as pausas. As comidas muito gordurosas tendem a te deixar com mais preguiça pois elas fazem com que o organismo foque toda a sua energia nos processos digestivos.

Opte por coisas leves e saudáveis que caem bem no seu estômago. Uma dica para quem é muito ansioso é comer coisas pequenas enquanto você estuda, assim você canaliza toda a sua ansiedade na comida e ela não te fará mal, a soja é um ótimo exemplo de um lanche que você pode comer enquanto estuda.

5. Cuidado com as distrações

Por mais que você tente a parte subconsciente do seu cérebro está ativa o tempo todo. Se ele for estimulado demais isso pode acabar com toda a sua concentração. Se um lugar tem um cheiro muito forte você pode sem querer acabar se distraindo com o cheiro, a mesma coisa vale para os estímulos visuais e auditivos.

6. Faça um plano de estudos

Você tem um mar de conteúdos para estudar? Não sabe se vai conseguir dar conta de tudo no prazo que você tem até o dia do exame? Calma! Pegue os temas que devem ser estudados e distribua-os durante os dias que você tem disponíveis para estudar. Dessa forma você não estuda exageradamente e o conteúdo se fixa na memória de uma maneira melhor.

7. Entenda o seu cérebro

Cada pessoa tem um jeito diferente de estudar. Existem pessoas que aprendem com os estímulos visuais, ou seja, através de fotos e imagens, existem pessoas que fixam o conteúdo através daquilo que elas ouviram e existem pessoas que só gravam aquilo que elas vivenciaram ou produziram.

Descubra que tipo de aluno você é e descubra algumas estratégias que podem te ajudar fixar as matérias.

8. Matérias diferentes em um mesmo dia

Quando você for estudar matérias diferentes em um mesmo dia comece por aquela que você tem mais dificuldade.

Se você vai estudar português, história e matemática e você detesta exatas, comece por ela. Dessa forma quando você já estiver cansado de estudar só vai faltar aquela matéria que é mais fácil então isso torna o final do dia de estudos uma tarefa menos difícil

9. Mantenha uma rotina

A rotina de estudos é extremamente importante. Com ela você faz com que o seu corpo aprenda a ficar um período X sentado e focado nos estudos, assim, no dia de fazer o exame, o seu cérebro já vai estar acostumado a passar um tempo maior concentrado numa determinada tarefa.

Elaborar um cronograma, separando o que você vai estudar em cada dia, com metas claras, também pode te ajudar a motivar e se organizar. Isso garante que você não perca o foco de sua rotina, estudando tudo de uma vez só e se atrapalhando no que precisa ser revisto ou não.

Não se esqueça também de fazer pausas regulares para respirar e não se desgastar.

10. Estude sem se cobrar de mais

Um dos maiores erros de quem precisa estudar bastante é estudar além do que o cérebro aceita. Se você percebeu que você estuda por horas e não está mais dando resultados pare e recomece no dia seguinte. Quando você se força de mais você acaba causando um desgaste muito maior e isso pode prejudicar muito o seu desempenho.

Seguindo as dicas que foram listadas acima você vai perceber que estudar vai ficar muito mais fácil. Você vai poder provar os frutos do seu esforço de maneira muito mais calma e prazerosa.

Avalie esta postagem

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.