10 dicas para ser aprovado no concurso para Guarda Civil

Tempo de leitura: 5 minutos

Responsável pelo bem-estar do município, a Guarda Civil foi criada em 1986, durante a gestão do então prefeito Jânio da Silva Quadros, por meio da Lei Municipal Nº10.115, datada em 15 de setembro do mesmo ano.

A principal função da Guarda Civil ou Guarda Municipal é o de zelar pelos bens, serviços e instalações. O Guarda Civil tem o direito de carregar uma arma durante o serviço após realizar o treinamento adequado, podem utiliza-las apenas em cidades com 50 mil habitantes ou mais, e caso haja uma corregedoria que fiscalize caso venham a ter excessos e abusos.

Em casos de cidades que não possuam o cargo de Guarda Municipal por meio da lei da Câmara de Vereadores, os mesmos são nomeados para o cargo de vigilantes, após passar por um curso para exercer a atividade.

Pré-requisitos

Para se candidatar a vaga é preciso realizar o concurso para guarda civil e seguir alguns pré-requisitos como, por exemplo, ser brasileiro, naturalizado ou cidadão português que tenha sido concedido a igualdade seguindo o Decreto Federal nº 70.436, datado em 18 e abril de 1972.

Também é preciso ter no mínimo 21 anos (completos até o dia que se encerram as inscrições), de acordo com a Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Outro fator que precisam ser seguidos para prestar o concurso para a guarda civil e ingressar no cargo, é o de possuir o certificado de conclusão juntamente com o histórico escolar ou o diploma do Ensino Médio.

A idade para realizar o concurso para guarda civil é de 18 e 30 anos, onde caso o candidato seja do sexo masculino é necessário ter altura de no mínimo 1,68 metros, e se do sexo feminino, deve medir 1,60 metros, e também não pode ter antecedentes criminais. Essas características podem variar de um estado para o outro, onde em alguns casos são aceitas pessoas com idade máxima de 26 anos ou então pessoas de 1,65 metros no mínimo.

O concurso

Para ingressar na área é preciso realizar o concurso para guarda civil. A prova é normalmente dividida em seis etapas – que podem variar de acordo com o estado onde a pessoa está prestando a prova.

Há a prova escrita onde é avaliado o nível de conhecimento que o candidato possui para poder exercer o cargo. Além disso, nesta prova avaliam também a capacidade do candidato de argumentar e concluir, e também seu domínio da língua portuguesa.

Além da avaliação escrita, o candidato precisa realizar um teste físico que consiste em avaliar se ele está apto para realizar as atividades que são necessárias para o cargo. Também é feito um exame médico – desde exames clínico até de oftalmologia –  e psicológico – analisar características de personalidade e potencial do candidato.

O candidato também passa por uma investigação social. Essa etapa consiste em analisar como é a conduta e a reputação por meio de um histórico. São analisados desde multas de transito até se houve expulsão durante o período escolar.

E na última etapa é preciso apresentar os documentos do candidato para provar que está de acordo com os pré-requisitos que o concurso determina.

Dicas para se preparar

Assim como nos vestibulares, passar em um concurso público não é nada fácil. É preciso estudar e também balancear com um tempo de descanso para não sobrecarregar o corpo e a mente.

Algumas dicas podem ser seguidas facilmente pelos candidatos. Entre elas, temos a regra básica: ler o edital. Saber como o concurso para guarda civil funciona, quais são as regras básicas é o pré-requisito para se preparar para a prova.

Procurar provas que já foram realizadas nos outros anos é uma grande bagagem para o candidato. Ter a ideia de como as perguntas são feitas, quais os tipos de perguntas caem ajudaram para a preparação. Há casos em que caem as mesmas perguntas de provas anteriores.

Outra dica é relacionada a redação. Essa etapa é decisiva para separar os candidatos que continuam e os que não irão para a próxima etapa. Escreva e leia bastante.

Treinar também nunca é demais. Simular questões, realizar testes e provas vão preparar o candidato para o grande dia. Além disso, irá preparar o lado emocional do candidato. Com isso, ele estará mais tranquilo no momento de realizar a prova oficial.

Apesar do concurso para guarda civil possuir a etapa do teste físico, é preciso tomar cuidado na hora de se preparar. Não pegar pesado, criar uma rotina tranquila de exercícios é o caminho para essa etapa do concurso.

Que tal um grupo de estudos? Algumas pessoas preferem estudas sozinhas, trancadas em um cômodo da casa ou em uma mesa da biblioteca, mas se seus amigos se colocarem a disposição para ajudar, por que não aceitar? Estudar em grupo pode ajudar a ver uma situação de outro ponto de vista e ensinar o amigo pode ajudar a aprender ainda mais o conteúdo.

Caso o candidato precise de outros recursos para estudar, um curso ou cursinho seria um caminho além do estudo sozinho ou em grupo.

Além disso, o candidato pode recorrer aos meios tecnológicos. Assistindo à vídeos, conversando com pessoas que estão na mesma situação ou que já passaram por ela, e até mesmo ter aulas por meio de sites.

Conhecer o lugar para o qual está tentando entrar também pode dar segurança ao candidato. Vivenciar o dia-dia de quem já está lá dentro, ouvir as histórias e as experiências de quem já passou pelo que o candidato está passando.

A última dica, mais importante, é: descanse. Enfiar a cara nos livros, ficar 24 horas conversando, pensando, respirando o assunto irá cansar qualquer pessoa. Ter um cronograma de estudo, com pausas para descansar e sair desse mundo, mesmo que por alguns minutos, irá ajudar o candidato na hora de se concentrar. 

Portanto, conhecer seus limites, criar cronogramas, procurar se informar sobre o assunto antes, conhecer o ambiente de trabalho que deseja, conhecer pessoas que estão passando pela mesma coisa, ler e escrever bastante, são algumas dicas para se preparar e conseguir a provação no concurso para guarda civil.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.