10 dicas para ser aprovado no concurso para diretor escolar

Tempo de leitura: 6 minutos

Concursos são extremamente concorridos, por isso estar bem preparado é essencial. Se você sonha em se tornar um diretor de escola passando em um concurso para diretor escolar, então você precisa estar pronto para isso. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 10 ótimas dicas para você ser aprovado no concurso para diretor escolar. Confira a seguir.

1. Leia o edital

Apesar de uma dica bastante óbvia, ainda há muitos concurseiros que acabam pulando essa etapa tão importante. O edital é onde estão todas as informações que você precisa saber sobre o concurso, e ele será toda a base para seu planejamento de estudos e para sua preparação psicológica. Saber o que você vai enfrentar pela é um importante primeiro passo.

Mesmo que muitos dos concursos que existem pelo país afora para diretor de escola sejam parecidos, ainda assim cada um tem uma característica própria que pode ser a diferença entre você passar ou não no concurso. Preste sempre atenção nesses detalhes.

2. Planeje seus estudos

Planejamento é essencial para quase tudo na vida, pois sem ele muitas vezes fica realmente complicado você saber qual é seu próximo passo. Depois de ler o edital, você já sabe quando será a prova e as matérias que vão cair nela, assim você já sabe quanto tempo você para estudar e precisará dividir esse tempo entre todas as matérias.

Essa etapa é importante para que uma matéria não acabe ficando para trás, enquanto outras, normalmente aquelas que gostamos mais, acabem tendo uma atenção muito maior, o que pode resultar em dificuldades em determinadas questões, o que pode fazer toda a diferença em disputas acirradas.

3. Saiba quais matérias você tem maior ou menor conhecimento

Fora se planejar ao longo do tempo que tem até a prova, você precisa ver quais matérias você tem maior ou menor conhecimento, e até mesmo aquelas que você gosta mais ou menos. Uma dica importante é que você não estude uma matéria até o fim e aí passe para outra, mas sim faça um esquema intercalado, pois no final você terá todas as matérias frescas na cabeça.

As matérias que você considera mais difíceis merecem mais atenção para que você compreenda elas perfeitamente, agora as matérias mais fáceis para você não podem ser deixadas de lado, mas podem ser intercaladas com as difíceis para você sempre se manter motivado.

4. Consiga um bom material de estudos

Ninguém consegue estudar sem um bom material de estudos, pois ele precisa realmente abranger todos os conteúdos que você vai encontrar pela frente. Primeiro, sempre pesquise bem antes de comprar o material para poder saber a opinião de outras pessoas, e nunca opte por um material apenas pelo preço.

Entre as matérias que o material precisa abordar estão legislação federal e normas, ECA, LDB e suas alterações, diretriz de educação básica, fundamental, especial, infantil, média e EJA, diretriz das relações étnico raciais, PNAIC, entre outras.

5. Converse com quem já fez a prova

A experiência de outras pessoas é importantíssima para seu planejamento e estudos, conversar com quem foi aprovado e até mesmo com quem não foi vai te dar uma ideia das práticas que são mais úteis para você alcançar objetivo, ou seja, aprender com os erros e acertos dos outros é essencial.

6. Estude muito

Sabemos o quanto um concurso público pode ser concorrido, por isso nada do que foi dito até agora vai servir se você não se dedicar ao máximo a conseguir alcançar seu objetivo final. Você precisa deixar claro para as pessoas a sua volta, sejam amigos ou parentes, para que eles entendam a fase que você está passando.

Organizar o espaço de estudo também é importante para que você consiga se concentrar, manter um local silencioso e organizado vai deixar sua mente livre para focar exclusivamente no estudo.

7. Respeite seus limites

Se você quer passar em um concurso para diretor escolar você vai estudar muito, mas também precisa respeitar seus limites, da mente e do corpo. Estudar cansa muito, então você vai precisar de momentos para relaxar e ficar com amigos e família.

Sem esses momentos de tranquilidade você vai acabar se desgastando demais e pode ter grandes problemas no dia da prova, como diz o ditado, tudo que é demais é ruim.

8. Realize simulados

Seus estudos precisam ser sempre postos a prova, ou seja, você precisa ver na prática que você realmente está aprendendo e entendo todo o conteúdo. Mas você precisa fazer isso antes do dia da prova, já que no dia da prova será tarde demais para você corrigir qualquer problema nos estudos.

Na internet é possível facilmente encontrar provas de concursos para diretor escolar antigos, essas serão sua base, você deve constantemente realizar essas provas a fim de comprovar que seus estudos estão dando resultado.

9. Se prepare para o dia da prova

Conforme o dia da prova começa a chegar sua preparação deve mudar, já que no dia da prova você precisa estar bem descansado e bem de saúde para conseguir o melhor desempenho possível. Assim nos últimos dias você pode diminuir sua carga de estudos para descansar mais.

No dia anterior da prova você precisa relaxar e não ficar pensando na prova, saia e se divirta, mas durma cedo para descansar bem. Fora isso não se esqueça de separar caneta, documento com foto e de conhecer o lugar da prova com antecedência para não ter problemas para chegar ao local.

10. Fique de olho nas convocações seguintes

Depois de realizar a prova não quer dizer que acabou, concursos para diretor escolar tem também convocações para análise de títulos que garantem alguns pontos extras que podem fazer diferença total. Para os aprovados nessas fases, em São Paulo, por exemplo, também foram acrescentadas duas novas etapas.

Elas duram 3 anos e são compostas por visitas a escolas e cursos preparatórios, além do candidato ter que apresentar um plano para a escola que ele irá dirigir no futuro. Essas etapas são chamadas de estágio comprobatório. Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre concursos, então confira mais em nossos outros artigos!

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.