10 dicas para ser aprovado em concurso para psicólogo

Tempo de leitura: 5 minutos

Concursos públicos são extremamente concorridos devido aos grandes benefícios que eles oferecem para sua carreira, por isso é essencial se preparar muito bem para conseguir ser aprovado em um concurso para psicólogo.

Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda, por isso separamos para você 10 ótimas dicas que vão te ajudar muito a ser aprovado em um concurso para psicólogo. Confira a seguir.

1. Leia todos os editais dos concursos

Existe realmente um grande número de diferentes concursos para psicólogo, você tem a tarefa inicial de ler o edital de cada um deles para assim coletar todas as informações que precisa sobre cada um. Existem cargos para psicólogos em órgãos como hospitais, fundações, tribunais de justiça e até mesmo no conselho tutelar.

Além de cada um ter uma prova diferente, eles também possuem um trabalho diferente, você precisa ler o edital justamente para conhecer melhor essas particularidades de cada um desses concursos.

2. Escolha um concurso que mais se encaixe nas suas expectativas

Você leu todos os editais, então agora você já sabe a particularidade de cada um deles, com certeza tem alguns que não devem ter te agradado muito pelo método de aplicação da prova, ou pelo método de correção e até mesmo pelo local futuro de trabalho. Mas tenho certeza que algum te agradou, então a hora é de focar nesse escolhido.

3. Planeje os estudos

Planejamento é essencial, você já sabe qual concurso prestar, então sabe que tem um tempo limitado até o dia da prova. Você precisa ajustar tudo que precisa ser estudado a esse tempo e isso só é possível graças a um planejamento bem feito dos estudos.

Além disso, você não deve nunca estudar uma matéria inteira e só depois disso passar para a próxima, o ideal é intercalar as matérias para que você tenha todas elas sempre na memória e não tenha que se esforçar tanto para lembrar do que estudou.

4. Conheça bem as matérias que precisam ser estudadas

Todos nós temos aptidões maiores para um ou outro assunto, por isso sempre temos maiores conhecimento sobre determinada matéria, assim é importante saber qual matéria conhecemos melhor e qual temos mais dificuldade, assim podemos planejar os estudos conforme essa necessidade.

Enquanto aquelas mais difíceis precisam de mais trabalho e um foco maior, as mais fáceis são aquelas que servem de válvula de escape, para que você consiga se manter sempre motivado e não fique cansado de estudar apenas o que é difícil para você.

5. Escolha o material ideal

Nunca se deve escolher o material apenas pelo preço, você realmente precisa saber se ele é bom com uma pesquisa profunda sobre ele e conhecendo a opinião de outras pessoas que já adquiriram esse material. Isso é importante, pois ele vai te fornecer o conhecimento necessário e também vai ajudar a ditar o ritmo de estudo.

Se você pretende realizar um concurso para psicólogo você precisa de um material que inclua assuntos como psicologia do desenvolvimento infantil e adolescente, psicologia da aprendizagem, psicologia sócia, psicologia organizacional, psicologia jurídica, psicologia hospitalar, entre outros.

Nunca se esqueça de escolher um material que tenha o mesmo foco do concurso seja ele para hospitais, para conselho tutelar ou até mesmo para justiça.

6. Tenha um lugar de estudo

Você nunca vai conseguir se concentrar totalmente se não tiver um lugar somente para seus estudos. Esse local precisa ser limpo, organizado e silencioso para que nada te atrapalhe em suas sessões de estudo.

Fora isso é importante ter sempre a mão todos os materiais que você vai precisar para estudar, pois parar para pegar algo pode ser fatal para seu foco e concentração.

7. Converse com amigos e parentes

Esse é um momento delicado da sua vida, você vai com certeza precisar de todo apoio e compreensão de amigos e família para conseguir passar por essa etapa. É uma época onde eles vão estar totalmente em segundo plano, seu foco será seus estudos e eles precisam estar cientes disso.

Além disso, conversar com eles pode ser uma boa para troca de experiências, eles podem já ter passado por esse momento da vida e podem te ajudar, mas também podem conhecer pessoas que já passaram por concurso e que podem dar dicas valiosas. A troca de experiência é sempre essencial.

8. Estude muito

Aqui parece meio óbvio, mas é claro que você só vai conseguir passar em um concurso para psicólogo se você estudar muito seguindo à risca todo o seu planejamento e abordando todos os assuntos, portanto não pule nenhuma dessas etapas para que você possa chegar aqui bem preparado e motivado para seguir em frente.

9. Não passe seu limite

O limite da sua mente e do seu corpo são importantíssimos para você saber se está indo no caminho certo ou não. É comum o concurseiro ter tanta vontade de passar que acaba se dedicando exclusivamente aos estudos e isso acaba deixando seu corpo e mente cansados, o que vai diminuir o poder apreensão e concentração.

Portanto, nunca se esqueça de ouvir os avisos do seu corpo e lembre-se de que sua saúde também é essencial para ter o melhor resultado possível na prova e atingir seu objetivo final que é ser aprovado.

10. Esteja preparado para o dia da prova

Todo esse preparo precisa ser testado, para você se preparar bem para a prova é importante que você realize simulados periodicamente, dessa forma você vai conseguir comprovar que seus estudos estão indo bem e também para você se acostumar com a dinâmica que vai enfrentar no dia.

Além disso, separe com antecedência o material que precisa levar como caneta e documento com foto, além de conhecer o local da prova com antecedência para evitar qualquer tipo de atraso que com certeza será fatal para suas pretensões.

No dia anterior da prova descanse muito bem e relaxe fazendo algo que gosta para aliviar a tensão que costuma aparecer nesse dia.

Pronto, agora você já tem ótimas dicas para conseguir ser aprovado em um concurso para psicólogo. Se gostou dessas dicas confira mais em nosso outros artigos e boa sorte!

10 dicas para ser aprovado em concurso para psicólogo
Avalie esta postagem

Sobre Carlos Gusmão

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval. Sou um dos responsáveis pelo site Concursado.org que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.