10 dicas para digitar rápido e ser aprovado na prova prática de Word

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter passado na etapa da prova objetiva no concurso público é, com certeza, uma das maiores satisfações do candidato. E é, muitas vezes, na prova prática do Word que ele acaba se preocupando demais em digitar rápido e se esquece de manter a calma, tendo que voltar o texto diversas vezes para corrigir os erros.

A prova prática de digitação serve geralmente para avaliar o desempenho dos candidatos e principalmente constatar a agilidade em digitar rápido. Ela é pertinente às vagas que exigem a formulação de textos para documentos e ofícios administrativos.

Basicamente, o objetivo da avaliação é identificar os candidatos que não possuam coordenação motora para digitar. Ou seja, se ele for hábil na digitação, não é preciso se preocupar com o tempo, pois o prazo será suficiente para cumprir a tarefa.

Os concursos que geralmente exigem essa avaliação são os cargos de escrivães, tanto na polícia civil como na polícia federal, como para escreventes da área judiciária e administrativa. Se essa etapa ainda te assusta, siga essas 10 recomendações para digitar rápido e garantir o sucesso na prova:

1. Mantenha a calma
O nervosismo é comum, mas não adianta se descabelar. Respire fundo e esqueça a tensão, tente puxar assunto com os demais candidatos, um diálogo poderá te fazer descontrair e tranquilizar nessa hora decisiva. Quem sabe ele não seja um futuro colega de trabalho? Não precisa ter ódio dos concorrentes, eles estão lá como você e manter a cara fechada não vai te dar vantagem, muito pelo contrário.

2. A pressa é inimiga da perfeição
Não adianta se desesperar e sair digitando freneticamente achando que está em uma competição. Terá gente que vai digitar rápido, mas que comete diversos erros e fica voltando para corrigir. Assim como terão diversas pessoas que escrevem rapidamente e bem. Não se intimide, cumpra a prova no seu próprio ritmo.

3. Não olhe para o lado
Não se preocupe com o barulho do teclado dos seus concorrentes, ficar atento na velocidade deles pode acabar te atrapalhando. Foque no seu próprio texto e concentre toda a sua atenção, você perceberá que está dando o seu melhor e terminará antes mesmo de outros candidatos.

4. Dominar a técnica é a chave para digitar rápido e corretamente um texto
Usar as duas mãos, assim como todos os dedos na hora da digitação pode garantir uma vantagem gritante diante dos adversários. Afinal, a grande maioria, até os mais instruídos, não dispõe dessa habilidade, usando somente os indicadores ou dois dedos por mão. Usufruir da técnica, te destacará dos demais, tanto em habilidade, na forma correta, como na agilidade, em menor tempo.

5. Faça do tempo o seu maior aliado
Além da qualidade do texto, o tempo que você usar para a execução da prova pode fazer diferença na banca avaliativa. O tempo estimado para o desenvolvimento da prova geralmente é suficiente para elaborar a proposta, no entanto, administrar os minutos para exercer em menor tempo possível pode garantir a vantagem desejada.

6. Pratique com textos diversos antes da prova
Exercitar é fundamental para quem não sente confiança ou tem dificuldade em digitar rápido. Para isso, separe um tempo do seu dia para se dedicar a isso. Alguns concurseiros estimam a média de três textos por dia, quando na prova é exigida a digitação de um documento com cerca de 1500 a 1800 caracteres, geralmente exigido na prova prática.

7. Não é necessário grandes recursos para o treino
Embora alguns concurseiros utilizem programas de digitação próprios, é possível usufruir uma ferramenta tradicional, o Wordpad, presente em qualquer computador no sistema Windows.

Com textos simples, seja um artigo, uma notícia em jornal ou revista, digite no programa e registre o tempo levado para textos com a média de caracteres exigidos. Esse processo te ajudará a administrar melhor o seu tempo.

8. Pesquise provas anteriores
Conhecer a avaliação pode fazer te familiarizar com o tipo de texto exigido para digitação e trazer maior confiança na hora de realizar a prova. Procure informações que te ajudem a conhecer melhor como ela é aplicada, o tempo oferecido e o que a banca avalia nessa etapa.

Discursos de candidatos e concursados que já realizaram a prova, poderão te motivar a digitar rápido e tranquilamente. Pois eles irão transmitir a experiência de realizar a prova, e você pode aprender tantos com os erros, quanto com os acertos deles.

9. Use uma régua, se for permitido
Esse pequeno e simples objeto pode fazer uma diferença gigante na hora da prova. Alguns concursos não autorizam o uso, mas se este não for o caso, a régua pode ajudar a se localizar no texto e fazer o candidato digitar rápido, sem se perder.

10. Revise o seu texto
Preste atenção em todos os detalhes, desde as letras maiúsculas, os símbolos, os acentos, as vírgulas, os números, entre outros fatores que podem passar despercebidos na hora da digitação.

Verifique também se não há nenhuma letra por engano, que na pressa acabou mudando o sentido de uma palavra. Esses detalhes parecem simples, mas podem fazer a diferença na avaliação, corrija o que puder, antes de entregar.

Não basta digitar rápido sem conhecer as ferramentas do Word

Por conta da prova prática de digitação, alguns candidatos acabam treinando a modalidade e se esquecem de que precisa conhecer as ferramentas dispostas no Word. Em alguns casos, a banca exige a criação de uma planilha com orientações prévias.

Neste caso, o concurseiro acaba se enrolando por não fazer ideia de como montar a tabela no Word e se complica com uma coisa simples, que poderia ser estuda anteriormente. O candidato percebe que digitar rápido de nada adiantou, pois ele não sabe cumprir a etapa.

Outro fator importante é o procedimento de salvar o arquivo no formato correto, assim como nomeação do arquivo e direcionamento à pasta solicitada. As informações são estabelecidas nas orientações da prova, porém, se o candidato não estiver familiarizado com o programa, a digitação pode ir de água a baixo.

Dentre todas as dicas apresentadas, a mais importante é conhecer a avaliação, em todos os seus aspectos. Ler cada detalhe do edital e estudar os tópicos. Para então, digitar rápido e ser aprovado na prova, englobando não somente a digitação, quanto as ferramentas de formatação do Word.

Sobre Concurseiro Paulista

Sou ex-Oficial Aviador da Marinha e bacharel em Ciências Militares pela Escola Naval.Sou um dos responsáveis pelo site Concurseiro Paulista que já tem 16 anos de história. Venho nesse Blog passar toda a minha experiência, pois já consegui ser aprovado em 33 Concursos Públicos, entre eles Delegado Civil e Federal e tantos outros. A nossa missão e compromisso é ajudar você ser aprovado também.